Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / Ou Bolsonaro aprende a governar ou cai!

Ou Bolsonaro aprende a governar ou cai!

The Economist, bíblia dos bancos, contempla o fundo do poço...
publicado 28/03/2019
Comments
Sem Título-5.jpg

(Reprodução/The Economist)

O Conversa Afiada traduziu alguns parágrafos de reportagem da Economist, revista inglesa que é a Bíblia dos bancos multinacionais e seus colonistas (que sabem Inglês, é claro... O que não é o caso da...):

Jair Bolsonaro, o Presidente-aprendiz


Uma das principais razões pelas quais Jair Bolsonaro venceu a eleição presidencial do ano passado é que ele prometeu recolocar a Economia em movimento após quatro anos de crise. Ao nomear Paulo Guedes, um liberal, como seu super-ministro da Economia, ele ganhou o apoio dos grandes empresários e do mercado financeiro. Muitos supunham que o início do Governo de Bolsonaro, por si só, daria vida à Economia. Mas, três meses depois, a Economia continua tão moribunda quanto antes. Os investidores começam a perceber que Guedes enfrenta uma difícil tarefa para fazer o Congresso aprovar uma Reforma da Previdência que é crucial para a saúde fiscal do Brasil. E o próprio Bolsonaro não está ajudando.

(...) O maior problema é que Bolsonaro ainda não mostrou que entende seu novo emprego. Ele dissipou o capital político com seus preconceitos, por exemplo, pedindo que as Forças Armadas comemorem o aniversário, em 31 de março, de um Golpe Militar em 1964. Esse é umGgoverno de “confusão monumental”, diz Claudio Couto, da Fundação Getulio Vargas, uma universidade. Além da equipe econômica, há uma variedade de generais aposentados, políticos de nível intermediário, protestantes evangélicos e ideólogos de extrema-direita nomeados por Olavo de Carvalho, um filósofo até então obscuro.

(...) Por mais que abominem Bolsonaro, os democratas não deveriam querer que ele não cumprisse seu mandato. Ainda é cedo. Mas a sua presidência já enfrenta um teste crucial. "Temos duas alternativas", disse seu porta-voz nesta semana. "Aprovar a Reforma da Previdência ou afundar em um poço sem fundo." Se seu chefe fosse tão claro assim...

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!