Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / No dia em que Skaf adulou Bolsonaro, CNI anuncia que Indústria caiu em 2019

No dia em que Skaf adulou Bolsonaro, CNI anuncia que Indústria caiu em 2019

Faturamento, horas trabalhadas, emprego...
publicado 03/02/2020
Comments
Untitled-21.jpg

(Crédito: Carolina Antunes/PR)

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira 3/II pela CNI dá conta do péssimo desempenho da Indústria em 2019, o primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro. Segundo o levantamento, o faturamento, as horas trabalhadas na produção e os indicadores do mercado de trabalho encerraram o ano passado em queda na comparação com 2018.

O faturamento da indústria caiu 1% em dezembro frente a novembro, na série com ajuste sazonal. Essa foi a segunda queda consecutiva do indicador. Assim, o faturamento fechou 2019 com uma queda de 0,8% em relação a 2018.

As horas trabalhadas na produção também caíram 1% em dezembro em comparação a novembro, na série de dados dessazonalizados. Segundo a CNI, em 2019 as horas trabalhadas registraram altas mensais em apenas três meses e queda em oito. No ano, o indicador acumula queda de 0,5%.

Já o nível de utilização da capacidade instalada (UCI) ficou em 77,5% em dezembro, retração de 0,5 ponto percentual em relação a novembro, na série dessazonalizada. No ano, a UCI foi 0,1% mais alta que na média de 2018.

O emprego na indústria, por sua vez, diminuiu 0,1% em dezembro frente a novembro. No acumulado do ano, a queda é de 0,3%. Na mesma linha, o rendimento médio real do trabalhador caiu 1,3% em dezembro na comparação com o mês anterior. No ano, houve queda de 1,5% em relação a 2018.

Leia a íntegra da pesquisa Indicadores Industrias no site da CNI.

Com informações da Agência Brasil

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!