Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / Maia: Câmara não pautará a nova CPMF do Guedes

Maia: Câmara não pautará a nova CPMF do Guedes

Não contem comigo!
publicado 06/07/2020
Comments
Untitled-1.jpg

(Agência Brasil)

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou neste domingo 5/VI ser “radicalmente contra a CPMF” e disse que até 1/II/2021, quando encerrará seu mandato como presidente da Casa, não devem contar "com a presidência da Câmara para pautar qualquer imposto disfarçado de CMPF”

"Pelo menos até 1/II, não conte com a presidência da Câmara a pautar qualquer matéria de qualquer imposto disfarçado de CPMF. Deixo claro para não reclamarem depois. A Câmara não pautará CPMF e novos impostos no Brasil", disse Maia, em entrevista à Globo News.

Na última sexta-feira, em conversa com empresários, Guedes tornou a defender a criação de um imposto nos moldes da CPMF, que poderia incidir sobre pagamentos ou serviços digitais. Para ele, esse tributo aumentaria a base de arrecadação, com alíquota baixa.

Maia disse que há propostas melhores em discussão na Câmara, entre elas a que pode rever, justamente, impostos sobre a folha de pagamentos para quem ganha até um salário mínimo, e propõem a revisão do imposto de renda das empresas, com criação de imposto sobre dividendos, e também do imposto de renda de pessoa física.

"Criar imposto com uma carga tributária de 35% do PIB, mais um déficit primário que eleve essa carga é transferir para os brasileiros mais simples, porque eles pagarão de forma mais pesada uma nova CPMF, a responsabilidade que é nossa, que governamos o Brasil, no Executivo e no Legislativo", completou Maia.