Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / Indústria: parando quase devagar

Indústria: parando quase devagar

Um colosso, Cegonhóloga!
publicado 01/08/2017
Comments
Sem Título-12.jpg

Conversa Afiada reproduz levantamento do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI):

Desde que a indústria começou a melhorar seu desempenho no começo do ano, o resultado que o setor conseguiu acumular nestes seis meses de 2017 foi muito pouco significativo: apenas 0,5% ante mesmo período de 2016. Em outras palavras, a indústria está devagar, quase parando. A contar pelo desempenho em junho, parou mesmo. A produção ficou estável na passagem de maio a junho, já descontados os efeitos sazonais.

Em relação a igual período do ano anterior, junho de 2017 logrou crescer 0,5%, mas esta foi a menor variação positiva do semestre. A trajetória trimestral deixa claro, por sua vez, que aquilo que já era pouco ficou ainda menor. A alta de 1,0% no primeiro trimestre recuou para apenas 0,2% no segundo na comparação interanual.

Este é um quadro que só justifica alguma comemoração se tomado pelo ângulo do “pior já passou” e mesmo assim, diante da instabilidade política e econômica do país, cabe ter alguma cautela. A recuperação industrial ainda não está consolidada e, por isso, continua sujeita a novas deteriorações. Tanto é que a indústria de transformação continua no vermelho na comparação com 2016 e teve um segundo trimestre (-0,4%) pior que o primeiro (-0,1%).

Como consequência deste debilitado dinamismo a indústria exerce apenas muito parcialmente o grande poder dinamizador que tem sobre a produção e o emprego de outros setores, notadamente a agropecuária e serviços que produzem suas matérias primas e seus insumos.

(...)

registrado em: , ,