Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / Indústria de tecnologia despenca no Brasil

Indústria de tecnologia despenca no Brasil

País será o copeiro do banquete dos ricos
publicado 07/06/2019
Comments
Luz.jpg

Da Exame:

Tecnologia puxa para baixo a indústria, que já está em “recessão”


O PIB industrial brasileiro já acumula dois trimestres consecutivos de retração. O setor foi o principal responsável pelo recuo na atividade econômica no primeiro trimestre do ano. Embora alguns fatores pontuais tenham contribuído para o resultado global, a perda registrada pelo setor industrial mais sofisticado sinaliza a possibilidade de um quadro mais grave adiante, segundo um estudo do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) (...)

Na indústria de transformação, o mau desempenho foi puxado pelo parque fabril de alta intensidade tecnológica, que possui maior produtividade e elevado encadeamento com outros segmentos da economia. A produção desse segmento despencou 12,5% no primeiro trimestre de 2019 em relação a igual período do ano anterior, depois de já ter registrado uma queda de 1,5% no quarto trimestre de 2018.

“Parte do setor farmacêutico (queda de 10,6%) pode estar sendo puxado pela restrição do gasto público, pela redução nas compras para hospitais e serviços de saúde públicos. Mas o problema do complexo de eletroeletrônicos é demanda. O crédito não tem melhorado, o desemprego continua alto, e a renda não está conseguindo ganho substancial, o que explica também a redução no nível de confiança dos consumidores”, justificou Rafael Cagnin, economista-chefe do Iedi e responsável pelo estudo.

Nenhum ramo industrial da faixa de alta intensidade tecnológica conseguiu crescer em 2019. (...) “Essas atividades são a porta de entrada para as novas tecnologias, é importante que resistam, para assegurar o papel que o Brasil ainda desempenha no mundo. Esse setor de alta intensidade entrar em crise é fechar uma janela, significa que nossos problemas de competitividade e produtividade ficarão ainda maiores”, alertou Cagnin. (...)

Em tempo: segundo o professor Wanderley Guilherme dos Santos, em seu blog Segunda Opinião, o Brasil será o copeiro do banquete dos países ricos!

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia mais no Conversa Afiada:

registrado em: ,