Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / CNI: investimento da indústria é um desastre!

CNI: investimento da indústria é um desastre!

Cegonhóloga, investir pra que, se não tem consumidor?
publicado 08/02/2017
Comments
bessinha_pato-skaf.jpeg

O Conversa Afiada reproduz do Portal da Indústria:

A crise econômica reduziu os investimentos da indústria. Apenas 67% das grandes indústrias instaladas no Brasil investiram no ano passado, e só 40% delas conseguiram tocar os projetos como estava planejado. Os números são os mais baixos desde 2010, e não há previsão de que o quadro mude neste ano. "O percentual de empresas que pretendem investir em 2017 é 67%", informa a pesquisa Investimento na Indústria, divulgada nesta quarta-feira, 8 de fevereiro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com o levantamento, entre as empresas que tinham planos de investimentos para 2016, 41% realizaram os projetos parcialmente, 9% adiaram para este ano e 10% cancelaram ou suspenderam os planos por tempo indeterminado.

O percentual de empresas que fazem investimentos vem caindo ano a ano. Chegou a 93% em 2010, quando começou a pesquisa. Em 2016, ficou 7 pontos percentuais abaixo dos 74% registrados em 2015. Entre as empresas que investiram no ano passado, 36% aplicaram recursos em novos empreendimentos e 64% tocaram projetos já iniciados.

(...) Segundo os empresários, a incerteza econômica, com 80% das menções, foi o principal motivo para a frustração dos planos de investimentos. Em seguida, com 54% das respostas, vem a reavaliação da demanda e a ociosidade elevada e, em terceiro lugar, com 39% das assinalações, aparece o custo dos financiamentos. Entre os obstáculos também se destacam a dificuldade de obtenção de crédito e o aumento inesperados dos custos previstos para o investimento.

registrado em: ,