Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / Carne Fraca: diretor da BRF preso no aeroporto

Carne Fraca: diretor da BRF preso no aeroporto

Cadê o Abilio Diniz?
publicado 18/03/2017
Comments
Presunto.jpg

Do Globo:

Diretor da BRF é preso na madrugada de sábado no âmbito da Carne Fraca


A Polícia Federal prendeu Roney Nogueira dos Santos, diretor de Relações Institucionais da BRF, na madrugada deste sábado no aeroporto de Guarulhos. Ele teve seu mandado de prisão expedido na sexta-feira, durante a deflagração da Operação Carne Fraca, mas estava na Europa em uma viagem a trabalho. A confirmação da prisão foi feita pela assessoria de imprensa da BRF.

Um dos diálogos grampeados pela Polícia Federal mostra que Roney foi o executivo que viabilizou a liberação de carne de frango com salmonela por meio do uso de influência no Ministério da Agricultura. Nesta conversa, que consta da decisão judicial que autorizou o início da Operação, uma funcionária da BRF, apresentada como Maria Estela, alerta Roney de que são necessários registros para 74 granjas de frango e 75 de peru, que estão sem certificado, ou as unidades seriam submetidas a exames laboratoriais oficiais que constatariam a salmonela.

(...) Segundo a Polícia Federal, Roney Nogueira dos Santos era o representante da alta cúpula da BRF envolvido no esquema de fraude de documentos e adulteração de carne. Era ele quem defendia os interesses da empresa junto aos servidores públicos que recebiam as propinas.

Ainda de acordo com a decisão judicial que autorizou o início da Operação, constam trechos de diálogos interceptados nos quais fica clara a proximidade de Roney com fiscais do Ministério da Agricultura. Em diversas conversas, Roney liga para fiscais para dizer que já redigiu documentos, que deveriam ser escritos pelo Ministério, e que são necessárias apenas as assinaturas.