Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / Barbosa assume e quer reformas estruturais

Barbosa assume e quer reformas estruturais

"É preciso continuar no esforço do equilíbrio fiscal e avançar mais nas reformas estruturais de longo prazo"
publicado 18/12/2015
Comments
barbosa interna.jpg

Governo tem “compromisso” com “a estabilidade e o reequilíbrio fiscal

No G1:

Nosso maior desafio é o fiscal, diz novo ministro da Fazenda

Nelson Barbosa assume o Ministério da Fazenda no lugar de Joaquim Levy.
'Somente com estabilidade fiscal vamos ter crescimento sustentável', disse.

O novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou nesta sexta-feira (18), em discurso no Palácio do Planalto, que o maior desafio da economia brasileira é o fiscal (as contas do governo). Barbosa foi anunciado nesta sexta como substituto de Joaquim Levy no comando da pasta.

"Hoje nosso maior desafio é o desafio fiscal, cuja solução depende somente do governo brasileiro", disse o ministro, em sua primeira fala depois de ser anunciado no cargo. "Somente com a estabilidade fiscal vamos ter um crescimento sustentável", afirmou.

Barbosa apontou que o foco da política econômica do governo continuará sendo a de promover o ajuste fiscal.

“O foco da política econômica continua sendo promover o ajuste fiscal”, disse Barbosa. Junto com a estabilidade fiscal, ele disse que estará no foco do governo, num primeiro momento, a estabilidade e, depois, a “recuperação” dos investimentos no país.

Barbosa ressaltou que o governo tem “compromisso” com “a estabilidade e o reequilíbrio fiscal. E disse que vai trabalhar para “melhorar o ambiente de negócios” e, assim, acelerar a retomada do crescimento econômico.

(...)


Em tempo: Em sua primeira coletiva de imprensa como novo comandante da economia brasileira, Barbosa assinalou que o ajuste seguirá em frente para levar o país ao crescimento, com redução da inflação. O novo titular da pasta também apontou a necessidade de reformas estruturais ligadas aos gastos obrigatórios, sobretudo os relativos à Previdência Social.

"É preciso continuar no esforço do equilíbrio fiscal e avançar mais nas reformas estruturais de longo prazo. Isso envolve controle dos gastos obrigatórios. O item principal nesse caso é a Previdência", afirmou.

 

Antes, o Conversa Afiada havia publicado:

 

Barbosa é o novo ministro. Rua mandou Levy embora

 

Jaques Wagner: mas quem banca é a Dilma

 

A partir do jornal O Globo:

Nelson Barbosa é o novo ministro da Fazenda

Ainda não há informação sobre se o anúncio oficial será feito hoje
   
BRASÍLIA - O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, substituirá Joaquim Levy no comando do Ministério da Fazenda, fontes do Palácio do Planalto confirmaram ao GLOBO. Barbosa, que estava no Rio na manhã de hoje, foi convocado pela presidente Dilma Rousseff para retornar a Brasília esta tarde.

Ainda não há informação sobre se o anúncio oficial será feito hoje.

Barbosa assumiu a pasta do Planejamento no dia 1º de janeiro deste ano, no início do segundo mandato da presidente. Embora não seja filiado ao PT, ele trabalhou no comitê de reeleição do presidente Lula e ajudou a formular o programa econômico da primeira campanha presidencial de Dilma.

Defensor de ideias desenvolvimentistas, Barbosa trabalhou no Ministério da Fazenda de 2006 a 2013 onde comandou as secretarias de Acompanhamento Econômico, de Política Econômica e Executiva. O economista ajudou a elaborar as medidas que o governo adotou para combater a crise internacional, a partir de 2008, além do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa Minha Vida.