Alinhado aos EUA, Bolsonaro diz que genro de Silvio Santos vai tocar leilão do 5G
(Redes Sociais)
Revista Forum - Jair Bolsonaro sinalizou que deve se alinhar com os Estados Unidos na contratação de serviços da rede 5G no Brasil, preterindo a chinesa Huawei, considerada inimiga e “espiã” por Donald Trump, mas que tem atuado fortemente na implementação da próxima geração de rede de alta velocidade na América Latina.
“Temos pela frente a questão do 5G, que nós já sabemos, houve uma orientação minha de como proceder nessa questão. E nós, pode ter certeza, faremos o melhor negócio, levando em conta vários aspectos. Não apenas o econômico — às vezes o mais barato não quer dizer que seja o melhor e nem sempre o mais caro pode ser o melhor, também”, afirmou o presidente em live nas redes sociais.
Bolsonaro ressaltou que a negociação deve “atender os requisitos da soberania nacional, da segurança das informações, da segurança de dados, e também a nossa política externa”. Apesar da China ser o principal parceiro comercial do Brasil, o presidente mostra total alinhamento com a política de Trump, de quem já diz ser “fã”.
A administração norte-americana já enviou recados alertando para possíveis impedimentos no fortalecimento da cooperação nas áreas de defesa e inteligência com o Brasil caso a empresa chinesa entre no mercado de 5G do país.
Genro de Silvio Santos, o deputado Fábio Faria (PSD-RN) será o responsável por tocar o leilão da rede 5G no Brasil, segundo Bolsonaro.
