Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2015 / 05 / 21 / Wagner faz a defesa da Defesa!

Wagner faz a defesa da Defesa!

Wagner está entusiasmado com satélites de defesa sob controle do Brasil
publicado 21/05/2015
Comments

O Ministro da Defesa Jaques Wagner, que foi aluno do Colégio Militar do Rio de Janeiro, acompanhado dos comandantes das três Forças, prestou longo depoimento nessa quinta-feira, 21/V, à Comissão de Relações Exteriores e Defesa, sob a presidência de Aloysio Nunes (PSDB-SP).

Quem requereu a audiência foi o Senador Ferraço, do PMDB do Espirito Santos, que deslustrou a audiência com pronunciamentos tao pedantes quanto vazios.

A ponto de insinuar que tínhamos uma “Defesa de Power Point”.

A mesma agressividade – pedante e inócua - que demonstrou na audiência em que o Ministro Facchin desmontou ele e a oposição.

Wagner, sereno, tranquilizou os senadores – e a sociedade – quanto aos risos de a Defesa se desguarnecer, com o contingenciamento inevitável que virá com os ajustes.

O contingenciamento é necessário, será temporário, e não resultará em paralisação de projetos das Forças Armadas.

O que pode acontecer é se imprimir um ritmo mais lento de execução, mas os trabalhos não serão interrompidos.

Os senadores se mostraram justamente preocupados com a questão das fronteiras, por causa do trafico de armas e drogas.

Wagner informou que o controle das fronteiras se incluiu entre as tarefas prioritárias, e serão utilizados os serviços de inteligência para suprir as necessidades.

E o investimento no Censipan, previsto no contrato assinado ontem com o Governo da China, no Palácio do Planalto, vai ajudar no trabalho das fronteiras.

Os governos do Brasil e da China assinaram acordo para o sensoriamento remoto, telecomunicações e tecnologia da informação para a Defesa e proteção das fronteiras da Amazônia.

Wagner  confirmou que as tropas da ONU vão sair do Haiti até o fim de 2016. Tanto as tropas brasileiras quanto as tropas de vários países.

Ao longo de dez anos de permanência, o governo brasileiro reduziu o contingente da missão humanitária que executa a pedido da ONU, de 30 mil militares, logo no início, para atualmente 1.343. E, a partir de 7 de junho, quando haverá troca de tropas, o contingente vai cair para 970 e, na próxima etapa, para 850.  

Wagner ressaltou o papel estratégico desempenhado pelos investimentos que o Brasil faz na produção do avião de transporte militar KC-390, com fabricação na Embraer.

O Governo brasileiro é um “investidor” no projeto e vai  ganhar dinheiro com sua exportação já prevista.

Ele falou dos helicópteros militares e, mesmo que a encomenda da Defesa venha a diminuir, o senador Jorge Viana sugeriu que o  Governo mantenha a produção com a exportação do produto da Avibras.

Wagner anunciou que falta pouco para o Governo submeter ao Senado a aprovação do contrato de financiamento para a produção dos caças suecos Gripen.

E descreveu com entusiasmo as obras do ProSub, em Itaguaí, onde o Brasil constrói submarinos de propulsão diesel-elétrico e nuclear.

Com igual entusiasmou falou da breve entrada em operação dos satélites geo-estacionários, em que o Brasil assumira o controle de sua comunicação de Defesa.

Como se sabe, o governo entreguista de FHC – cujo neto precisa saber como foi a compra da reeleição -, ao vender a Embratel à empresa americana MCI, entregou dentro a comunicação das Forças Armadas brasileiras...

Naquele episódio edificante do “se der m...”.

E ainda levam ele a sério... Menos o Lula.

Paulo Henrique Amorim


Em tempo:
Ainda sobre o entreguismo de FHC. Ele secou de dinheiro o projeto Aramar, da Marinha, que levou ao domínio da tecnologia de enriquecimento de urânio. Foi o Lula quem promoveu a ressurreição do programa e Dilma o levou adiante. Assim, nossos submarinos terão urânio brasileiro, enriquecido por militares brasileiros. Se deixassem o FHC vendia a estátua do Duque de Caxias em frente ao Ministro da Defesa, no Rio !


Em tempo2:
não foi o FHC quem disse que o 7 de Setembro era uma palhaçada?


Veja a íntegra da exposição do ministro na  Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado.