Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2015 / 01 / 08 / Geração de energia: Petrobras avança em ranking

Geração de energia: Petrobras avança em ranking

Empresa também é a maior produtora de petróleo entre as empresas de capital aberto
publicado 08/01/2015
Comments

 

O Conversa Afiada reproduz da Petrobras:



Geração de energia cresce 17% e Petrobras avança para 5ª posição no ranking nacional



Companhia gerou 4,7 GW médios em 2014, energia suficiente para atender uma população de, aproximadamente, 15 milhões de pessoas

Com 21 usinas termelétricas, uma usina eólica e uma usina fotovoltaica, o Parque Gerador de Energia Elétrica da Petrobras gerou 4,7 GW médios para o Sistema Interligado Nacional (SIN), energia suficiente para atender uma população de, aproximadamente, 15 milhões de pessoas. Essa performance resultou em aumento de 17% em relação ao volume de energia gerado em 2013, até então, o ano de maior geração do parque (4 GW médios).


Com o fechamento de ciclo (geração de energia também a partir do vapor) das usinas termelétricas Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro, e Sepé Tiaraju, no Rio Grande do Sul, que está sendo concluído este mês, a capacidade de geração de energia do Parque Petrobras ultrapassa a marca de 7 GW, saltando da 6ª para a 5ª posição no ranking nacional de geração de energia elétrica.

Nos últimos dois anos, o Parque Gerador de Energia Elétrica da Petrobras vem operando de forma contínua e, desde 2008, atende 100% dos despachos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em complementação à geração hidrelétrica, contribuindo de forma decisiva para a segurança energética do país em um período de baixa hidrologia.




Em tempo:



Petrobras é a maior produtora de petróleo entre as empresas de capital aberto



A Petrobras superou, no 3º trimestre de 2014, a produção de petróleo da ExxonMobil e é, atualmente, a maior produtora de líquidos entre seus pares de capital aberto. Se considerada a produção de óleo e gás, a empresa ocupa, hoje, o quarto lugar no ranking. Foi, também, a que mais aumentou sua produção de óleo, tanto em termos percentuais quanto absolutos, até setembro de 2014. Nos nove primeiros meses de 2014, a Petrobras e a ConocoPhillips foram as únicas empresas de capital aberto que registraram aumento de produção de petróleo. No caso da Petrobras, esse aumento foi de 3,3% e, da Conoco, de 0,4%.

Nos 11 primeiros meses de 2014, a produção média da Petrobras cresceu 4,5% sobre o mesmo período do ano anterior. Entre janeiro e novembro deste ano, o crescimento do volume mensal produzido chegou a mais de 10%. Além disso, a companhia anunciou em dezembro recordes históricos diários de produção:

· Produção própria de petróleo: 2 milhões 286 mil barris por dia (bpd) em 21/12/14.
· Produção operada no Brasil, que inclui a parcela operada pela companhia para seus parceiros: 2 milhões 470 mil bpd em 21/12/14.
· Produção operada no pré-sal: 700 mil bpd em 16/12/14.

Adicionamos, em 2014, mais de 500 mil bpd de capacidade de processamento de óleo, com a entrada em operação de quatro novas unidades estacionárias de produção. Esse volume será gradativamente incorporado à produção, garantindo que em 2015 a empresa continue aumentando a produção de óleo e gás.





Leia mais:


Globo mente e leva da Petrobras



“Não há nada que desabone a Graça”