Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2014 / 09 / 21 / Distância ricos vs pobres só cai

Distância ricos vs pobres só cai

Neri: todos melhoram, mas pobres melhoram ainda mais
publicado 21/09/2014
Comments

 

O Conversa Afiada reproduz dados da Pnad 2013:

 

DESIGUALDADE MANTÉM TRAJETÓRIA DE QUEDA


Os novos dados da Pnad 2013 reafirmam a trajetória de queda das desigualdades e mantêm as principais tendências verificadas nesta década. De acordo com os dados da pesquisa, de 2011 a 2013, a renda total dos domicílios cresceu à taxa média de 4,2% reais ao ano. No mesmo período, a renda domiciliar cresceu mais entre os 40% mais pobres: 5,2% anuais.

 

Com isso, a desigualdade da renda domiciliar aferida pelo índice de Gini prosseguiu em queda na década atual, de 0,501 para 0,497. O índice de Gini da renda domiciliar per capita caiu ainda mais no período, de 0,527 para 0,522.

 

A desigualdade também atingiu, em 2013, seu menor nível histórico em outras dimensões, como nos rendimentos do trabalho e nos rendimentos pessoais de todas as fontes. No caso do desemprego, a taxa de 6,5% em 2013 não foi alterada pela correção dos dados da Pnad, mantendo-se em patamar baixo quando comparado a diversos países que enfrentam problema de desemprego.

 

Na década atual, a Pnad mostra crescimento real da renda per capita para todos os brasileiros, acima de 5,1% anuais para os 40% do topo e acima de 6,3% para a base e o meio da distribuição.

 

A qualidade do trabalho melhorou e, após a correção dos dados, confirma-se o maior percentual histórico de ocupados contribuindo para a previdência, 61,5%, com 2,88 milhões de novos empregados formais e microempreendedores individuais protegidos de 2011 a 2013. O crescimento do salário real em 2013, de 3,8%, foi notável, ainda que abaixo do percentual anunciado anteriormente. Na década atual, o crescimento médio do poder de compra dos salários foi de 4,7% ao ano, sustentado pela tendência geral de aumento da escolaridade.

 

Como destacado anteriormente, após a correção dos dados, permaneceu a tendência de aumento de escolarização das crianças. Um fator de destaque foi o forte avanço a pré-escola, cuja taxa de acesso foi corrigida de 81,2% para 81,4%, a maior da série histórica, garantindo a entrada mais cedo de um maior número de crianças na educação formal, fundamental para novas quedas futuras das desigualdades.

 

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Ministério do Planejamento

Ministério da Educação

Secretaria de Assuntos Estratégicos

 

 

Clique aqui para ler "IBGE: agencia 'Manipulated Press' quebrou a cara

E aqui para ler "Neri: bolo cresce e cresce mais na base"