Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2014 / 08 / 23 / Dilma e o salto da indústria naval brasileira

Dilma e o salto da indústria naval brasileira

Setor chegou a ter 1.900 pessoas empregadas. Hoje, são 80 mil trabalhadores
publicado 23/08/2014
Comments

 

 


Em campanha no Rio Grande do Sul, a Presidenta Dilma Rousseff disse a prefeitos do Estado o que foi a indústria naval em governos anteriores ao do PT. "Diziam que polo naval no Rio Grande do Sul era ideia mirabolante minha e de Lula e que não ia ter um estaleiro aqui. Hoje, tem quatro", afirmou na manhã deste sábado (23) no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

A citação da candidata à reeleição coincide com a divulgação de dados do  Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea),  que mostram  o crescimento da indústria naval brasileira nos últimos anos. "Quero ver dobrar o número de trabalhadores nos estaleiros aqui do Rio Grande. Isso já está garantido", disse à plateia de políticos.

O estudo  “Ressurgimento da Indústria Naval no Brasil (2000 – 2013)” aponta, além  do ritmo de crescimento, os investimentos na indústria naval, que giram em torno de R$ 150 bilhões em 13 anos.

A força de trabalho empregada é um dos pontos que ganham destaque. De acordo com a análise, o setor, que quase acabou no início do ano 2000, e que admitia 1.900 pessoas, em março de 2013, já empregava 71 mil trabalhadores. Atualmente, o número pode chegar a 80 mil pessoas. Já a indústria de navipeças emprega cerca de 100 mil. "

"Vamos criar um polo naval de estaleiros e ter um estado cada vez mais forte", prometeu a Presidenta.

Ela ainda citoua obrigação da Petrobras de contratar equipamentos locais para atingir a meta estabelecida.

Para saber mais sobre o Estudo do Ipea, clique aqui.



Mais Médicos


Sobre o desempenho de sua gestão na saúde pública, Dilma elogiou o programa Mais Médicos e agradeceu o apoio dos políticos locais.  "Recebíamos uma reclamação do prefeito. Falavam que era impossível ter médico com o que podemos pagar", lembrou.

"Ainda temos que dar muitos passos pra enfrentar a questão da saúde. Temos de garantir especialistas", reconheceu a candidata.

"Escutávamos isso do povo do Amazonas: 'Olha, não tem como colocar médico nas margens do Rio Negro'. "Hoje me orgulho muito de ter trazido para o Brasil 14.462 médicos que dão cobertura para 50 milhões de habitantes", contou a Presidenta.

Clique aqui para ler "80 mil trabalhadores na construção naval. No Brasil"

E aqui para "Dilma: a Petrobras deles afundava plataforma"