Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2014 / 08 / 07 / Sabesp queria racionamento desde janeiro; Alckmin negou

Sabesp queria racionamento desde janeiro; Alckmin negou

Companhia afirma que o manancial já sofria com a seca em 2013. Segundo governador, foi uma decisão técnica.
publicado 07/08/2014
Comments

 


Saiu no Estadão:


Rodízio de água era 1ª opção da Sabesp; plano foi entregue em janeiro



'Estado' teve acesso com exclusividade ao plano de contingência, em que a companhia afirma que o manancial já sofria com a seca em 2013 e conclui que o racionamento deveria ser planejado.


São Paulo- Recomendado pelo Ministro Público Federal (MPF) e descartado pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB), O rodízio de água na região da Grande São Paulo abastecida pelo sistema Cantareira era o primeiro plano elaborado por técnicos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para enfrentar a crise hídrica do maior manancial paulista. O plano foi formalmente entregue em janeiro ao Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE), um dos gestores do sistema.

O Estado teve acesso ao plano de contingência, chamado "Rodízio do Sistema Cantareira 2014", coordenado pelo superintendente de Produção de Água da Sabesp, Marco Antônio Barros. No documento, a companhia afirma que os reservatórios já sofriam com a seca em 2013, diz que "todas as estratégias" foram adotas para "evitar" cortes no abastecimento e "constrangimento à população", mas conclui que "o rodízio deve ser planejado em face da situação crítica de armazenamento nos mananciais".

(...)

Descartado – O rodízio foi descartado pelo governo do Estado. Segundo o governador, foi uma decisão técnica. Em fevereiro, a Sabesp lançou o programa de bônus para estimular a população a economizar, remanejou água de outros sistemas, incluindo Alto Tietê e Guarapiranga, e reduziu a pressão da água na rede à noite.

(...)


Clique aqui para ler a íntegra no Estadão.


Em tempo: rodízio é de carne, ou de placas de carros. Com água é racionamento.