Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2014 / 08 / 06 / Dilma na CNA: sou obcecada por hidrovias

Dilma na CNA: sou obcecada por hidrovias

Presidenta quer criar uma classe média rural.
publicado 06/08/2014
Comments

A Presidenta da República, Dilma Rousseff, participou nesta quarta-feira (06) de sabatina na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O Conversa Afiada reproduz texto do site Muda Mais:


Agricultura é prioridade no governo Dilma



Em discurso de presidenciáveis na CNA, a presidenta Dilma Rousseff lembrou que a eficiência da nossa produção agrícola só é possível graças a uma combinação de fatores que dá certo, dentre eles está a capacidade e a competência dos brasileiros que trabalham no campo.

O Brasil de hoje reconhece a importância da agricultura familiar, dos brasileiros e brasileiras que trabalham muito no campo para garantir que alimentos de qualidade cheguem à nossa mesa. Além da atuação forte dos produtores como movimento social, dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário mostram que eles são responsáveis por 70% dos alimentos consumidos no mercado interno do Brasil. Eles também são uma voz importante na luta contra os agrotóxicos presentes na mesa do brasileiro.

O governo federal reconhece a importância desse segmento e desenvolveu vários programas que fomentam a agricultura familiar, como o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), o Mais Alimentos, o Garantia Safra, o Programa de Aquisição de Alimentos, o Inovagro (Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária), o Pronamp (Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural), entre outros.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário aprovou em maio o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que apresenta estratégias, iniciativas e metas para efetivar políticas de desenvolvimento do rural brasileiro, considerando o protagonismo das mulheres, da juventude rural e de povos e comunidades tradicionais.

Graças aos governos de Lula e Dilma, os trabalhadores rurais têm garantidos seus direitos previdenciários. Os homens podem se aposentar aos 60, e as mulheres aos 55 anos. A Previdência  garante a eles aposentadorias, auxílios e pensões.


Ainda no Muda Mais:


Dilma: financiamentos mil à agricultura do Brasil



A Presidenta Dilma participou da sabatina da CNA. Acabou de anunciar a Criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Lembrou que há quase 20 anos o Brasil não tinha uma assistência técnica estruturada voltada ao setor agrícola.

Dilma lembrou da criação da Anater, que vai permitir que as novas práticas cheguem aos produtores. A presidenta destacou que a instituição será crucial ao pequeno agricultor.

Dilma anunciou também a retomada do financiamento da pecuária de corte. Outro financiamento que já existe e está garantido para os próximos anos é o Programa de Sustentação de Investimento (PSI), que só nas últimas três safras renovou o maquinário da agricultura brasileira: um total de 83 mil máquinas e equipamentos foram vendidos graças ao PSI.

Dilma ainda fala da importância para financiamentos para armazéns. Tudo concreto, tudo planejado, tudo pensado, tudo projetado.


Em tempo:
o Conversa Afiada destaca a parte final da participação de Dilma na CNA.

A Presidenta disse ser obcecada por hidrovias e que é preciso articular as hidrovias.

Ela estuda eclusa nos rios Tapajós, Teles Pires, Tocantins, Tietê e Piracicaba.

Dilma ressaltou que hidrovias são a solução para transporte acima do Paralelo 16, onde estão os Estados da Bahia, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.


Clique aqui para ler "As ferrovias e a âncora inclinada da Globo".