Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2014 / 07 / 02 / "Buy Brazilian". Dilma goza os neolibelês

"Buy Brazilian". Dilma goza os neolibelês

Está na hora de peitar o TCU !
publicado 02/07/2014
Comments

Na cerimônia de entrega de moradias do Minha Casa Minha Vida, em Vila Velha, no Espírito Santo, Dilma disse que viu uma bandeira americana lá no fundo do auditório.

E lembrou que os americanos - que pregam o livre-cambismo para otários - PHA - os americanos têm uma forte política de "conteúdo local", expressa no princípio "Buy American", compre produto americano.

Expressão muitas vezes acompanhada de "Save American Jobs", ou, salve emprego de americanos.

(A quem quiser se aprofundar na matéria, recomenda-se a leitura de "Land of Promise"- An Economic History of the United States", de Michael Lind, Harper, New York, 2012.  Uma aula sobre como os americanos venderam o peixe aos trouxas, para exportar produtos americanos, e defenderam seu desenvolvimento econômico. Experimenta vender amendoim à NASA, papel higiênico ao Pentágono ...)

Desde ontem, nos 500 mil barris de petróleo do pré-sal, Dilma tinha mencionado a política de 60% de "conteúdo local" para compras da Petrobras e produtos relacionados à exploração de petróleo.

No caso do Espírito Santo, o Fundo de Marinha Mercante vai financiar a construção de sondas, plataformas e navios, com 60% de conteúdo - E EMPREGO - local.

Serão investimentos de R$ 20 bilhões no Espírito Santo.

Sob inspiração da bandeira americana, para gaudio dos neolibelês (*) ...

Navalha

Dilma resolveu também peitar o Tribunal de Contas da União, especialista em prender a roda dos trabalhistas.

No Governo FHC era o contrário: o TCU, reduto do PFL, acelerava obras.

O problema é que não tinha obra ...

Mostre aí, amigo navegante, uma única obra do Farol de Alexandria de tijolo e cimento...

Dilma contou que há muitos anos, líderes políticos do Espírito Santo, de todos os matizes e inclinações, todos os Governos Federais, Estaduais tentam, inutilmente, convencer o TCU a permitir a construção de um moderno aeroporto em Vitória.

O TCU não quer.

Assim como, parece, há ali ministros que não querem o trem-bala.

O que fez a Dilma ?

Rasgou a licitação antiga, em que o TCU se sentou, e abriu hoje uma NOVA licitação para construir um aeroporto de 10 milhões de passageiros.

Tão bom quanto os que não iam ficar prontos - clique aqui para fazer uma comparação da Copa das Copas com as Olimpíadas de Londres; e aqui para morrer de rir do jenio do PiG (**), aquele sub-do-sub da FIFA.

Claro, lembrou ela, a nova licitação resultará em custos mais elevados.

É da vida, disse ela.

Mas, o que fazer, o TCU, o MP, o Ibama, e os Verdes em geral - em inglês, de preferência - estão aí para acelerar o retrocesso.

Vamos ver se, agora, o TCU descobre alguma perereca - veja o que aconteceu com o Arco Rodoviário do Rio - para empacar o aeroporto de Vitoria.

 




Paulo Henrique Amorim


(*) “Neolibelê” é uma singela homenagem deste ansioso blogueiro aos neoliberais brasileiros. Ao mesmo tempo, um reconhecimento sincero ao papel que a “Libelu” trotskista desempenhou na formação de quadros conservadores (e golpistas) de inigualável tenacidade. A Urubóloga Miriam Leitão é o maior expoente brasileiro da Teologia Neolibelê.

(**) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.