Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2013 / 12 / 03 / Brasileiros vão viajar ao exterior. Que Horror !

Brasileiros vão viajar ao exterior. Que Horror !

"estima-se que 6,5 milhões de brasileiros planejavam um eventual embarque ao exterior"
publicado 03/12/2013
Comments

O Conversa Afiada publica dados extraídos de pesquisa realizada pelo Data Popular:

Viagens ao exterior X Conhecimento de outros idiomas



Se depender da disposição dos brasileiros para viajar ao exterior, gastos em moedas estrangeiras devem se manter elevados e mercado de agências especializadas em turismo internacional permanecerá aquecido.

Em pesquisa do Data Popular, estima-se que 6,5 milhões de brasileiros planejavam um eventual embarque ao exterior, até agosto de 2014. Porém, de acordo com o histórico recente de viagens confirmadas, o instituto projeta que o desejo deve ser concretizado por cerca de 60% deles.

Realizada no fim do segundo trimestre de 2013 com 1.502 pessoas em cem cidades, de todos os estados do Brasil, incluindo o Distrito Federal, a sondagem revela, ainda, o perfil desses turistas que pretendem ir para outros países, em viagens de lazer, negócios e estudos; e a possibilidade de comunicação deles em diferentes línguas.


Quem são os 6,5 milhões de brasileiros que planejam uma viagem ao exterior?


A maior parte dos turistas brasileiros que começam a se preparar para viajar a outros países é formada por moradores da região Sudeste, tem até 34 anos, cursou o ensino médio e vive em cidades a partir de 250 mil habitantes. Em relação a gênero, etnia e classe socioeconômica, não existem predominâncias significativas para nenhum recorte.

Gênero –
Masculino: 49%
Feminino: 51%

Etnia –
Negros: 48%
Não Negros: 52%

Faixa etária –
De 18 a 24 anos: 19%
De 25 a 34 anos: 35%
De 35 a 50 anos: 27%
De 51 a 59 anos: 10%
60 anos ou mais: 9%

Escolaridade –
Fundamental: 18%
Médio: 59%
Superior: 23%

Classe socioeconômica –
Baixa: 9%
Média: 45%
Alta: 46%

Porte da cidade onde reside (número de habitantes) –
Até 50 mil: 11%
Entre 50 e 250 mil: 35%
Entre 250 mil e 1 milhão: 12%
Acima de 1 milhão: 42%


Maioria entre possíveis viajantes ao exterior não fala outro idioma além da língua portuguesa –


Um terço dos entrevistados que disseram pretender viajar ao exterior fala outro idioma além do português. Entretanto, caso se considere a população total, o percentual de brasileiros com mais de 18 anos que falam pelo menos uma outra língua, é de somente 8%.

Conhecimento de idiomas –

Comunicam-se apenas em português: 67%

Falam outro(s) idioma(s) além de português: 33%

Línguas mais faladas entre os que pretendem viajar ao exterior –
Espanhol: 19%
Inglês: 11%
Italiano: 8%
Japonês: 5%
Francês: 3%
.


Clique aqui para ler "A internet subiu o morro. Que horror !".


Em tempo: No Valor, o PiG  (*) cheiroso:

O aquecimento das vendas no último trimestre deve levar o setor de turismo a registrar um avanço de 15% no faturamento com viagens e pacotes para o Natal e o Ano Novo este ano, em relação a 2012. A estimativa é da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav) e de empresas ouvidas pelo Valor.

"O mercado estava morno até setembro, passou a ter mais consultas e vendas a partir de outubro e, especialmente, em novembro, o que até nos surpreendeu", disse o presidente da Agaxtur, Aldo Leone Filho. "Essa recuperação é uniforme e espalhada pelos diferentes destinos", disse o executivo, que projeta encerrar o ano com um público atendido de 80 mil passageiros, 20% mais que em 2012.


(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.