Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2013 / 08 / 15 / Chantagem: inflação ou entrega o pré-sal

Chantagem: inflação ou entrega o pré-sal

O novo presidente do México já entregou o ouro: vai vender a PEMEX fatiada, no varejo.
publicado 15/08/2013
Comments

Saiu no Valor, o PiG (*) cheiroso:

Governo pode rever papel da Petrobras no pré-sal


Para reduzir a pressão sobre a Petrobras, o governo avalia duas medidas: mudar a legislação para desobrigar a estatal de ser operadora e de deter pelo menos 30% de cada poço de petróleo do pré-sal e aumentar, ainda que parceladamente, os preços dos combustíveis. O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, será consultado e poderá dar a palavra final sobre o reajuste da gasolina e do diesel reivindicado pela Petrobras.

(…)

São grandes as pressões da estatal para obter aumento de preços, sobretudo após a mudança de patamar da taxa de câmbio. Sem a correção e com imensa demanda por investimentos, a Petrobras ficará em situação difícil e corre o risco de perder o "grau de investimento" das agências de rating.

Navalha

Trata-se, como se vê, de uma armadilha.

Ou chantagem, se o amigo navegante preferir.

Trivial, meu caro Watson.

A Dilma só conseguirá segurar a inflação – com o congelamento dos preços dos derivados de petróleo - se entregar o ouro, ou seja, o pré-sal à Chevron, como o Cerra prometeu no WikiLeaks.

Este breve artigo do Valor é simples.

A Petrobrás precisa desesperadamente de dinheiro para explorar o que lhe cabe no pré-sal.

Esse dinheiro só pode sair do aumento do preço dos combustíveis.

Como a Dilma e o Tombini precisam segurar a inflação – e não aumentar os combustíveis – a Petrobrás vai ter que entregar o ouro no pré-sal.

E não precisar tanto de grana.

Bem que o Gabrielli, em entrevista ao Conversa Afiada, já desconfiava que as regras para o leilão de Libra não deixavam a Petrobras em situação confortável.

O Tijolaço sempre disse isso.

E continua a dizer que o responsável pela inflação não é o preço dos combustíveis, mas a fatia do leão, o imposto dos Estados:

 

O aumento da gasolina II – Quem faz inflação no Brasil?

 

Não interessa.

Para cada Fernando Brito ou Gabrielli há uma multidão de Adrianos Pires – clique aqui para ler “eu quero ser o Adriano Pires”.

Ou, para cada Tijolaço há um Valor, como nessa peça que acaba de empurrar a Dilma na armadilha.

Para controlar a inflação ela tem que fazer como o Peña Nieto, o novo presidente do México, que acaba de anunciar que vai entregar a Pemex.

De preferência fatiada, como a Petrobrax, para ficar mais barata, no varejo.

 




Clique aqui para ler "Dilma vai ao Obama ou à Boeing ?".


Paulo Henrique Amorim


(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.