Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2012 / 03 / 20 / Salário mínimo empurra salários. Esse Nunca Dantes ...

Salário mínimo empurra salários. Esse Nunca Dantes ...

Mínimo puxa aumento real de 3,6% dos salários
publicado 20/03/2012
Comments

Saiu na capa do Valor:


Mínimo puxa aumento real de 3,6% dos salários

Aumento real de 7,5% do salario minimo em janeiro indexou informalmente o reajuste negociado das convençoes coletivas de trabalho ...  O aumento médio foi de 3,65%, o dobro do registrado em dezembro.


É o resultdo de pesquisa do Valor em cem acordos registrados no Ministerio do Trabalho


Na página interna, a noticia perde a "força" e readquire seu carater piguento (*):

Ganho real deve perder força ao longo do ano


O alto índice de aumento real conquistado em janeiro pelos trabalhadores deve perder força ao longo de 2012, segundo especialistas em mercado de trabalho consultados pelo Valor. Em janeiro, a média de ganho real em cem convenções coletivas registradas no Ministério do Trabalho foi de 3,65%, mas é a influência do reajuste do salário mínimo que explica esse aumento. "Quando o mínimo sobe fortemente, as negociações ganham impulso. Neste ano, a influência do piso nacional veio com peso ainda maior, mas esse efeito deve durar, no máximo, até abril", diz José Silvestre, coordenador de relações sindicais do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).


(...)

 

(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.