Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2010 / 05 / 12 / Petrobrás de Lula compra made in Brazil. Petrobrax do FHC/Serra comprava dos outros

Petrobrás de Lula compra made in Brazil. Petrobrax do FHC/Serra comprava dos outros

publicado 12/05/2010
Comments

Saiu no Nassif:

O componente nacional nas compras da Petrobras

Por Paulo Cezar

Da série : Diferenças entre FHC e Lula

Petrobras destaca na Fiesp meta de ampliar encomendas de bens e serviços junto à indústria nacional

Presidente José Sergio Gabrielli de Azevedo reforça para o público de cerca de 400 empresários do Estado de São Paulo que essas compras poderão alcançar valor em torno de U$ 20 bilhões por ano

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, participou, nesta terça-feira (11/5), de evento organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para cerca de 400 empresários de todo o Estado de São Paulo. De acordo com Gabrielli, para viabilizar o Plano de Negócios até 2013, a meta da Petrobras é suprir a demanda com pelo menos 65% das encomendas de bens e serviços atendidas pela indústria nacional. Em valores, essas compras poderão alcançar algo em torno de U$ 20 bilhões por ano em encomendas à cadeia de fornecedores.

Gabrielli destacou que o plano de investimentos da companhia estabelece perspectivas reais de crescimento da atividade no estado para os próximos anos. “São Paulo está acordando para a importância das diversas atividades da indústria do petróleo que vão além do refino. E a liderança da Fiesp na mobilização da cadeia regional de fornecedores é fundamental para viabilizar, no prazo previsto, os projetos e as metas de investimentos”, disse.

Ele explicou que, ao optar por uma política industrial orientada pela demanda, a Petrobras está atuando fortemente na mobilização da cadeia de fornecedores da atividade. Não apenas os grandes fornecedores diretos, mas no desdobramento das transações comerciais, de modo a ampliar e incluir empresas de todos os portes e vários segmentos. E citou como exemplo as fábricas de tintas, item necessário em plataformas, navios, tanques, que tem demanda específica com um tamanho importante.

O Portal de Oportunidades de Negócios incorporado desde dezembro ao site do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) – http://www.prominp.com.br – permite essa integração entre os diversos atores da cadeia de suprimento e dá visibilidade imediata e projetada para as demandas do setor de petróleo e gás.

Clique aqui para ler a íntegra.