Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2010 / 05 / 11 / Petrobrás assume estaleiro no Rio (Ishibrás) e cria 5 mil empregos

Petrobrás assume estaleiro no Rio (Ishibrás) e cria 5 mil empregos

publicado 11/05/2010
Comments

 




O Conversa Afiada reproduz email de Stanley Burburinho (quem será mesmo Stanley Burburinho ?):

 

Petrobrás assume estaleiro no Rio e cria 5 mil empregos

POR LUCIENE BRAGA

Rio - O governador Sérgio Cabral disse, na manhã desta segunda-feira, que a Petrobras vai assumir a área do estaleiro Ishibrás, na Zona Portuária do Rio, para construções e reparos. A retomada das operações do estaleiro, que voltará a ter o nome original de Inhaúma, deve gerar 5 mil empregos diretos.

O anúncio foi feito pelo governador na abertura do seminário 'Balanço de Setor naval e Offshore no Rio de Janeiro', na sede da Firjan, Centro do Rio. A empresa e o governo do Rio estão em fase de acerto de "detalhes tributários", como revelou Cabral, que recebeu hoje o presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli.

"Em três ou quatro semanas vamos resolver a questão dos créditos de ICMS para atender à demanda da Petrobras. Ainda esta semana, será definida a questão do ISS (Imposto sobre Serviços) junto à Prefeitura do Rio”, disse o governador, referindo-se ao pleito da Petrobras para redução de 5% para 2% deste tributo municipal.

O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços e o Sistema Firjan e o objetivo é apresentar projetos e discutir as atividades do segmento em todo o Estado.

Atualmente, o Rio concentra 15 dos 25 principais estaleiros em operação no país, associados ao Sindicato Nacional da Indústria Naval (Sinaval). Juntos, estes empreendimentos geram 25 mil empregos diretos, incluindo a indústria fabricação de embarcações de lazer, que empregam outros 5 mil trabalhadores. A expectativa é que o setor amplie ainda mais sua atuação no estado a partir dos investimentos previstos na exploração e produção do pré-sal.

Os sindicatos do setor naval vão ser aparelhados e vão oferecer cursos de qualificação, com apoio do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp).

Clique aqui para ler.