Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2010 / 05 / 07 / Banda larga: teles “vão reclamando, chiando, mas vão”

Banda larga: teles “vão reclamando, chiando, mas vão”

publicado 07/05/2010
Comments

 

 

Saiu no Estadão, pág. B12, entrevista com Rogério Santanna, Secretário de Logística do Ministério do Planejamento e um dos pais da entrada da Telebrás na banda larga:

“(as teles) vão ter que sair da zona de conforto, porque terão concorrência. Apesar de reclamar, vão participar. Todas elas vão se beneficiar. Vão reclamando, chiando, mas vão”.

Sobre o projeto da BrOi de fazer uma banda larga do tamanho da dívida - clique para ler – disse Santanna: “O que eles nos pediam era fortalecer o monopólio. Nada nos garantiria que, agora, atingidas as condições, o preço no futuro se mantivesse. ”

Nada !

A propósito, vá ao Blog do Planalto e veja o slide - show que acompanhou o lançamento da banda larga da Telebrás.

A banda lerda brasileira que está aí em funcionamento, herdeira da privataria do FHC e do Serra, seu Grande Planejador, tem as seguintes características:

1)é cara

O brasileiro compromete 4,5% da renda mensal com banda larga; o russo, 1,7% .

O PNBL, Plano Nacional da Banda Larga, quer pacotes de R$ 35.

2)é concentrada

Se concentra no Sul, SE e Centro-Oeste

3)é lenta

Só 1% das conexões é mais potente que 8 mbps

A propósito, o amigo navegante “J” sugeriu dar uma olhada no site Vermelho:

Com saudades de FHC, empresas privadas querem barrar banda larga

Beneficiadas pelo escandaloso processo de privatização conduzido pelo governo FHC e com saudades do neoliberalismo tucano, as grandes empresas privadas de telecomunicações estão em campanha contra a Telebrás e o plano do governo Lula para universalizar o acesso à banda larga.

Após a divulgação pelo Planalto do Plano Nacional de Banda Larga, as empresas de telefonia cogitam recorrer à Justiça para tentar impedir a Telebrás de oferecer internet rápida a usuários finais.

Leia aqui a íntegra do artigo de Umberto Martins.

Em tempo: o DEMO pretende entrar na Justiça contra a banda larga da Petrobrás. O que o Serra acha disso ?

Paulo Henrique Amorim

Clique aqui para ler o que diz o Emir Sader sobre a política neoliberal do Serra.  Os amigos do Serra (os acadêmicos de São Paulo) dizem que o Serra não é de direita. O Conversa Afiada responde: o Serra é DA direita. Por falar nisso: o que pensa o Serra ?