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NE e classe C fazem crédito para comprar. E batem record. Bye-bye Serra 2010

publicado 12/04/2010
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Saiu no boletim da Serasa Experian:

Indicador Serasa Experian de Demanda do Consumidor por Crédito – Mar/2010

Demanda do consumidor por crédito bate recorde histórico em março,
aponta Serasa Experian

Procura por crédito cresceu mais na baixa renda e no Nordeste

São Paulo, 13 de abril de 2010 - De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que procurou crédito em março de 2010 cresceu 18,3% em relação a fevereiro. Tal resultado fez o indicador atingir, em março de 2010, patamar recorde desde janeiro de 2007, mês em que o indicador passou a ser calculado, superando o valor máximo anteriormente registrado, em maio de 2008.



Segundo os economistas da Serasa Experian, além da quantidade maior de dias úteis em março de 2010 contra fevereiro deste mesmo ano (23 contra 18), os consumidores aproveitaram o último mês de vigência do IPI reduzido em determinados produtos (automóveis, móveis e linha branca), visando adquirir estes itens, preponderantemente comercializados via crédito. Além disto, a atual conjuntura favorável da inadimplência do consumidor e da evolução da massa real de rendimentos também constituem alavancas importantes para o crescimento vigoroso do crédito, observado já há alguns meses.

Em relação a março de 2009, a demanda do consumidor por crédito avançou 32,5% (recorde histórico em termos de taxa anual de crescimento), não apenas em função do bom momento atual  do crédito ao consumidor, mas também em decorrência da base bastante enfraquecida de comparação – o nível da procura do consumidor por crédito registrara, em março de 2009, o menor nível para um mês de março desde 2007.

No acumulado do primeiro trimestre de 2010, a demanda do consumidor por crédito avançou 21,6%, pelos mesmos motivos elencados acima.


Análise por classe de renda pessoal mensal
Todas as faixas de rendimento pessoal mensal apresentaram elevações significativas em suas demandas por crédito. Os destaques ficaram por conta dos extremos da pirâmide social: os consumidores cuja renda mensal situa-se abaixo de R$ 500 elevaram sua procura por crédito em 32,9% no mês passado; os consumidores cuja renda mensal situa-se entre R$ 5.000,00 e R$ 10.000,00 aumentaram em 32,8% e os consumidores que ganham mais de R$ 10.000,00 por mês elevaram em 32,2% as suas demandas por crédito.  


Análise por região

Em março de 2010, o Nordeste, com crescimento de 21,0%, foi a região em que o crescimento da procura dos consumidores por crédito foi maior. Tal resultado foi seguido de perto pelas regiões Sul (20,8%), Norte (19,2%) e Sudeste (18,5%). Apenas na região Centro-Oeste a procura do consumidor por crédito ficou aquém das demais (alta de 7,6%).

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