Cultura

Você está aqui: Página Inicial / Cultura / 2010 / 05 / 31 / Vá ao Teatro Municipal do Rio. Você terá orgulho do Brasil

Vá ao Teatro Municipal do Rio. Você terá orgulho do Brasil

Carla Camurati, diretora do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, concedeu entrevista ao Estadão neste domingo.
publicado 31/05/2010
Comments


Saiu no Estadão deste domingo entrevista com Carla Camurati, na página D5. Clique aqui para ler a matéria.

Ela é a diretora do Teatro Municipal do Rio.

A Petrobrás financiou parte do custo (o Estadão omite essa informação): clique aqui e leia!

Diz o Blog da Petrobrás:

O presidente da República agradeceu o apoio dos patrocinadores por devolver ao Rio de Janeiro a casa reformada. “Vocês restauraram não apenas um teatro, mas um patrimônio cultural que não tem preço. O Theatro Municipal voltou a ser uma casa extraordinariamente bonita igual a qualquer outra do mundo”, destacou.

A Theatro passou por 850 dias de obra, parte do tempo em funcionamento. Trabalharam na obra 915 profissionais, sendo 350 restauradores e 565 profissionais de construção civil. Foram usados 758m2 de mármore e 219 mil folhas de ouro para devolver ao Theatro o brilho original de 1909, data de sua inauguração.

A atriz Marieta Severo foi a mestre de cerimônia do evento e conduziu a apresentação de grandes nomes da música clássica e do balé nacional. O coro e a orquestra sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro abriram o evento com o Hino Nacional, sob a regência do Maestro Roberto Minczuc.

Em seguida, a orquestra apresentou a ópera Lo Shiavo de Carlos Gomes, com a regência do Maestro Silvio Viegas. O pianista Nelson Freire tocou A Lenda do Caboclo, de Heitor Villa Lobos, e Barcarolla op. 60, de Frédéric Chopin. Também foi apresentado o Balé Something Special, com coreografia de Dalal Achcar e música Ernesto Nazareth, Ana Botafogo e Andrea Volpintesta como solistas e Arthur Moreira Lima ao piano. A orquestra sinfônica e o coro do Theatro Municipal encerraram o evento com seleções da ópera o trovador, de Giuseppe Verdi, sob regência do Maestro Roberto Minczuk.