Cultura

Você está aqui: Página Inicial / Cultura / 2010 / 05 / 08 / Governo federal abre edital para criar 51 novas salas de cinema no RJ

Governo federal abre edital para criar 51 novas salas de cinema no RJ

publicado 08/05/2010
Comments

Saiu no G1:

Governo federal abre edital para criar 51 novas salas de cinema no RJ

Segundo a proposta, os filmes serão exibidos gratuitamente.

Em SP, o Cine Belas Artes corre o risco de fechar.

Do G1, no Rio

O governo federal abriu o edital “Cine mais cultura” para a criação de 51 novos salas de cinema no estado do Rio de Janeiro. Segundo a proposta, os filmes nestes cinemas serão exibidos gratuitamente, com o intuito de formação de novo público.

De acordo com o Ministério da Cultura, a ideia é priorizar projetos em periferias de centros urbanos e municípios com baixos indicadores sociais no estado. O edital ainda obriga os vencedores a ter 60% de filmes nacionais em sua programação. Serão investidos R$ 765 mil, sendo 67% do montante vindo do governo federal e 33%, do estadual.

Segundo a assessoria do Programa Mais Cultura, que organiza o edital, não há pré-requisitos - qualquer entidade pode se inscrever. As instituições selecionadas receberão equipamentos de projeção audiovisual, obras do catálogo da Programadora Brasil e participarão de oficinas de capacitação. A Programadora Brasil, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, tem o direito de exibir diversos filmes e vídeos nacionais, de formatos e gêneros variados.

Clique aqui para ler a íntegra.