Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Segurança digital? Temer usa e-mail do Gmail!

Segurança digital? Temer usa e-mail do Gmail!

Lembra da espionagem da NSA, amigo navegante?
publicado 20/10/2017
Comments
TemerEUA.jpg

Do Globo Overseas:

Planalto abandona sistema de e-mail antiespionagem


O Palácio do Planalto abriu mão de um sistema de segurança antiespionagem, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) em 2013, e instalou um serviço de e-mail institucional que utiliza a tecnologia de uma multinacional americana, a Microsoft. A dispensa do sistema próprio foi feita pelo governo Michel Temer em abril deste ano, com a consequente migração para o sistema da Microsoft. (...)

O sistema usado anteriormente, chamado de Expresso V3, foi criado pelo Serpro depois da revelação de que a NSA, a agência de segurança nacional dos Estados Unidos, espionou o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. As revelações foram feitas usando como base os dados coletados pelo ex-técnico da CIA, Edward Snowden, que mostraram que milhões de e-mails e ligações de brasileiros e estrangeiros em trânsito no país foram monitorados (...)

Além disso, Temer faz uso de uma conta privada no Gmail, da Google, para se comunicar com aliados sobre assuntos do governo, como O GLOBO revelou em reportagens publicadas nesta semana. Ele não é o único no Planalto: ministros da cúpula e assessores também fazem uso do Gmail, como apurou a reportagem, e reclamam da falta de praticidade do sistema desenvolvido pelo Serpro. (...) Segundo a empresa, a interface foi “considerada difícil por alguns dos usuários”.

Tanto o Serpro quanto o Palácio do Planalto confirmaram que a Presidência da República deixou o sistema em abril deste ano. (...) “O sistema de correio eletrônico da Presidência da República utiliza a solução Microsoft Exchange, instalada e mantida exclusivamente em seu Centro de Dados”, diz a Secretaria de Imprensa da Presidência. (...)

Em tempo: segurança da informação? Pra quê? Será que o MT já se esqueceu dos grampos da NSA contra a presidenta Dilma? Ou ele não se importa com a bisbilhotagem? Afinal, segundo o WikiLeaks, Temer teria sido informante da embaixada americana...