Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / "Polícia contaminada pelo clima político é risco à democracia", diz especialista

"Polícia contaminada pelo clima político é risco à democracia", diz especialista

Presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública critica a PM que aderiu ao bolsonarismo.
publicado 01/06/2020
Comments
3de3.png

Manifestante bolsonarista é escoltada por um PM

O presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, criticou a atuação da Polícia Militar no protesto pela Democracia que ocorreu no último domingo (31/V), na avenida Paulista, em São Paulo.

Na ocasião, avalia Sergio, a PM tratou de forma desigual os manifestantes que apoiam e os que reprovam o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Em entrevista à rádio CBN na manhã desta segunda-feira (01/VI), o também professor da FGV citou um episódio em que um PM afasta uma apoiadora do presidente que portava um taco de baseball.

"Notem que estava exaltada e o policial a conduz ao lado do seu próprio corpo, com a arma de fogo ao alcance da mão da manifestante. Procedimento que colocou todos em risco e mostra diferença de tratamento", afirmou.

Por outro lado, quem criticava Bolsonaro foi alvo de bombas de efeito moral e gás lacrimogênio.

"A polícia agiu para dispersar um grupo e o outro não. A gente percebido uma politização excessiva das polícias brasileiras, mas recentemente notamos uma adesão ao bolsonarismo", disse.

Na conversa, Renato alertou para o risco de ruptura caso as polícias sejam contaminadas pela política e manifestem a suas preferências ideológicas.

"É fundamental que os comandos das corporações sejam rigorosos no controle de suas tropas. Polícia sem controle hoje significa, provavelmente, uma ruptura muito em breve", disse.

Para continuar: "Polícias contaminadas pelo clima político são um risco à democracia. Quando você mobiliza tropas qualquer movimento em falso pode desencadear uma guerra".

 Assista ao vídeo da escolta da manifestante com o taco de baseball.

Manifestante carregando taco de baseball ameaçou manifestantes antifascistas. A polícia não efetuou a prisão por parte de arma branca. pic.twitter.com/QEujX815rd

— Democratize (@agdemocratize) May 31, 2020