Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Movimentos prestam homenagem a PHA

Movimentos prestam homenagem a PHA

Miro Borges: Paulo Henrique ajudou a construir a mídia alternativa na internet
publicado 10/07/2019
Comments
Latuff.jpg

Créditos: Carlos Latuff

Do portal 4P:

Luto: jornalismo brasileiro perde criticidade, gargalhada e texto preciso de Paulo Henrique Amorim


O jornalismo do Brasil amanheceu mais pobre nesta quarta-feira, 10 de julho.

A confirmação da morte do jornalista e apresentador de TV Paulo Henrique Amorim, autor do blog ‘Conversa Afiada’ e ex-âncora do ‘Domingo Espetecular’ (da RecordTV), significou também menos precisão e criticidade para a profissão – já abalada por outras perdas e tentativas de censura.

Segundo informações divulgadas por veículos de comunicação e confirmadas pela Record, Paulo Henrique (que era membro do Conselho Editorial do 4P e um dos apoiadores de primeira hora desta iniciativa de comunicação) teve um infarto fulminante na madrugada desta quarta, no Rio de Janeiro, após sair de um jantar com amigos na noite de terça. (...)

Seu site ‘Conversa Afiada’ – referência para novos projetos de comunicação independentes, como o Mídia 4P – ajudou a informar milhões de brasileiros em contraposição aos veículos tradicionais. (...)

Do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC):

Nota de pesar: FNDC lamenta morte de Paulo Henrique Amorim


O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação lamenta a morte do jornalista Paulo Henrique Amorim. Aos 77 anos, PHA morreu nesta quarta-feira, 10 de julho, vítima de um infarto.

Um dos jornalistas mais importantes do país, Paulo Henrique começou sua carreira em 1961 e passou pelos veículos de comunicação mais importantes do Brasil. Autor do Blog Conversa Afiada, o ansioso blogueiro — como ele mesmo se definia — se somou à luta por uma comunicação mais plural e democrática. (...) Paulo Henrique foi um dos blogueiros mais atuantes na denúncia do golpe de 2016 e do autoritarismo que cresce no país. Com sua partida, o jornalismo perde um de seus principais representantes. E a luta pela democratização da comunicação um ativista e parceiro.

Do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST):

MST lamenta a morte do jornalista e amigo Paulo Henrique Amorim


Dono de um personalidade única, Amorim tratou seu ofício com o respeito e compromisso dos raros. (...) O jornalismo perde um de seus melhores. Amorim nos deixa em um momento em que a verdade tem sido diariamente atacada, em que a conspiração fere a constitucionalidade a transparência, diante disso, sua ausência torna-se ainda mais grave.

Nosso abraço fraterno à toda sua família, amigos e admiradores. Seu exemplo e determinação nos inspiram na luta pela democratização da terra, da comunicação e por um projeto digno e popular de país.

Por Miro Borges, do Centro de Mídia Independente Barão de Itararé:


Leia também no Conversa Afiada: