Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / MG: Volume de lama que vazou em Mariana equivale ao Pão de Açúcar!

MG: Volume de lama que vazou em Mariana equivale ao Pão de Açúcar!

43 milhões de m³ de lama vazados e nenhum acusado preso...
publicado 05/07/2018
Comments
mariana.jpg

Área afetada pelo rompimento de barragem no distrito de Bento Rodrigues, zona rural de Mariana, em Minas Gerais (Créditos: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Do G1:

Quantidade de lama que vazou de barragem em Mariana equivale a um ‘Pão de Açúcar’, diz presidente da Fundação Renova

Em novembro de 2015, 43,7 milhões de m³ de lama vazaram da barragem de Fundão, pertencente à mineradora Samarco, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. O volume equivale a quase um “Pão de Açúcar”, cartão-postal do Rio de Janeiro. A comparação foi feita pelo presidente da Fundação Renova, Roberto Waack.

(...) Segundo a Fundação Renova, a barragem de Fundão abrigava cerca de 56,6 milhões de m³de lama de rejeito. Desse total, 43,7 milhões m³ vazaram. Uma parte — 4,5 milhões de m³ — ficou retida na área da Samarco. Os outros 39,2 milhões de m³ mataram 19 pessoas, atingiram os afluentes e o próprio Rio Doce, destruíram distritos e deixaram milhares de moradores da região sem água e sem trabalho.

Metade desta lama, cerca de 20 milhões de m³ ficaram depositados nas margens e nos leitos dos rios em uma distância de 113 quilômetros de Fundão até a Hidrelétrica Risoleta Neves, em Santa Cruz do escalvado, na Zona da Mata. De acordo com a Fundação Renova, a estimativa é que mais de 10,5 milhões de m³ tenham se depositado no fundo do reservatório da usina.

“É mais ou menos ¼ de um ‘Pão de Açúcar’ que tem que ser retirado dali. Se a gente imaginar que desceu um Corcovado, um ‘Pão de Açúcar’, ¼ é muita coisa”, disse o presidente da Fundação Renova, Roberto Waack. (...)

registrado em: , ,