Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Major diz que PM comete abusos há 188 anos: "e sempre vai fazer"

Major diz que PM comete abusos há 188 anos: "e sempre vai fazer"

Ele deu aula sobre como escapar das filmagens
publicado 30/07/2020
Comments
Untitled-2.jpg

(Reprodução)

Um major da Polícia Militar disse em uma palestra a uma das turmas de policiais retreinados em São Paulo que os abusos cometidos pela corporação acontecem há 188 anos e sempre vão ocorrer. Ele ainda orientou policiais para que não fossem flagrados por filmagens.

A informação foi confirmada ao UOL por dois policiais presentes na palestra. Nela, o oficial teria dito: "a PM faz isso há 188 anos e sempre vai fazer. Você, policial, tem que ficar atento porque sempre terá alguém filmando". O nome do major não foi revelado pelos PMs. Na palestra de treinamento, foram exibidos os casos da Favela Naval (1997) e dos abusos cometidos no Jaçanã (junho deste ano). 

"A Favela Naval é um caso emblemático de abusos cometidos pela polícia em São Paulo. Em 31 de março de 1997, o Jornal Nacional, da TV Globo, exibiu uma reportagem com vídeos que flagravam PMs extorquindo dinheiro, torturando e matando uma pessoa em uma blitz em Diadema, na Grande São Paulo. Nove policiais foram expulsos da corporação -o ex-PM Rambo era o mais famoso deles. Eles foram condenados. No caso do Jaçanã, um pizzaiolo de 27 anos que estava a caminho da casa da namorada foi espancado por pelo menos oito PMs no último dia 13 de junho. Os PMs obrigaram ele a mentir na delegacia. Com as imagens, os policiais foram incriminados. Ficaram detidos cerca de um mês e foram liberados. Além do pizzaiolo, pelo menos mais 17 pessoas foram agredidas pelos PMs no local", lembra o UOL.

O site questionou o governo paulista, sob o comando de João Doria (PSDB), sobre o teor da fala do major, mas não obteve resposta.