Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Macron chama Bolsonaro de mentiroso!

Macron chama Bolsonaro de mentiroso!

Por crise ambiental, França sairá do acordo com Mercosul!
publicado 23/08/2019
Comments
Macron.jpg

Macron e Bolsonaro no G20, em 28/VI/2019 (Créditos: Clauber Cleber Caetano/PR)

O presidente francês Emmanuel Macron acusou Jair Bolsonaro de "mentir" sobre seus compromissos com o meio ambiente. O anúncio foi feito na manhã de hoje (23/VIII).

"Dada a atitude do Brasil nas últimas semanas, o presidente só pode constatar que Bolsonaro mentiu para ele na cúpula de Osaka", afirmou um porta-voz do governo francês, em referência ao encontro do G20 no Japão, em junho.

Na ocasião, Jair Messias declarou que o Brasil permaneceria no Acordo do Clima de Paris - entretanto, Bolsonaro se recusou a participar de uma reunião com Emmanuel Macron e o cacique kayapó Raoni Metuktire e se disse vítima de uma "psicose ambientalista".

"O presidente Bolsonaro decidiu não respeitar seus compromissos climáticos nem se comprometer com a biodiversidade", disse o porta-voz.

E continuou:

"Nestas circunstâncias, a França se opõe ao acordo do Mercosul."

As informações são da Agência France-Presse.

O acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia foi assinado no final de julho, após vinte anos de negociações.

Em 13/VIII, a senadora (PDT-TO) e ex-ministra da Agricultura Kátia Abreu já havia alertado sobre os impactos que os ataques bolsonários ao meio-ambiente causariam às exportações do agronegócio brasileiro - especialmente aos países da União Europeia.

Blairo Maggi, ministro da Agricultura durante o governo do MT, também demonstrou preocupação semelhante.

O Brasil exporta R$ 2,619 bilhões por ano para a França. Aproximadamente 48% deste total se refere a produtos agrícolas.

Em tempo: além da França, a Irlanda também anunciou que irá se opor ao acordo da UE com o Mercosul. Já a Finlândia propõe que a Europa boicote a importação de carne brasileira.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: