Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Lula: mensalão foi a reeleição do FHC

Lula: mensalão foi a reeleição do FHC

Dilma precisa de um política de crédito farto
publicado 05/11/2015
Comments
lula.jpg

Lula: "nenhum processo dele [FHC] foi investigado"

Nesta quinta-feira (5), o Presidente Lula afirmou que não foi informado sobre a corrupção da Petrobras. Segundo ele, “essas coisas só se descobrem quando a quadrilha cai”.

“Não fui alertado pela gloriosa imprensa brasileira, pela Polícia Federal ou pelo Ministério Público Federal”, disse o Presidente ao jornalista Kennedy Alencar.

Ao comentar as Operações Zelotes e Lava Jato, Lula rebateu as críticas que recebe do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

“Toda vez que ele tiver que falar de corrupção ele tem que relembrar da reeleição, que o único mensalão criado foi o dele. Nenhum processo dele foi investigado. Ele tem um problema de soberba. Ele sofre com o meu sucesso”, exclamou o Presidente.

Que continuou: “[ As operações] são coisas normais em um país democrático. É resultado de 12 anos de Governo. Isso não é de uma República qualquer. Há 15 anos, não acontecia isso: mais liberdade e autonomia à PF e ao MPF. Não havia tanta capacidade de investigação. Nós fizemos porque combater corrupção é obrigação, não é mérito”.

“Eu não temo ser preso porque eu duvido que tenha alguém neste país, do pior inimigo meu ao melhor amigo meu, ou empresário, pequeno ou grande, que diga que um dia teve uma conversa comigo ilícita”, exclamou Lula, para dar sequência: “Vivemos a República da suspeição. Não preciso de provas. Só de suspeitas”.


Retomada do crescimento


Na entrevista, o Presidente disse que o país precisa sair do “pessimismo” e retomar o crescimento econômico. Para isso, de acordo com o petista, só há duas alternativas.

“É preciso retomar o crescimento econômico. Você tem duas opções: pode aumentar imposto, como tem feito a Dilma, ou uma política de crédito. Eu faria política de crédito para consumo, para empresas”,

“A palavra é desenvolvimento. É esperança. A roda gigante da economia tem que voltar a girar”, defendeu Lula, para quem a Presidenta Dilma “sabe o que fazer”, apontou o Presidente.

Lula comentou o inicio do segundo mandato da Presidenta Dilma. Segundo ele, a petista foi “vítima do próprio sucesso dela”

“A Dilma tem três anos de mandato pela frente. O povo não pode ficar vivendo nesse pessimismo. Ela sabe o que tem que fazer. A Dilma foi. O menor desemprego da história foi resultado de uma política do Governo Dilma. Vejo propaganda na televisão contra a CPMF, mas não vejo agradecimento pela desoneração”, afirmou.

Na conversa, Lula não descartou ser candidato em 2018.  “É importante defender um projeto político de inclusão. Para defender esse projeto, eu estou disposto a ser candidato”.

registrado em: , ,