Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Liminar do STF suspende invasão de universidades

Liminar do STF suspende invasão de universidades

Polícia e Justissa censuraram manifestações políticas
publicado 27/10/2018
Comments
Campian.jpg

Policiais e agentes da Justiça Eleitoral no campus da Universidade Federal de Campina Grande, no dia 25/X (Reprodução: Brasil de Fato)

Do G1:

Cármen Lúcia suspende decisões que determinaram ação de policiais em universidades


A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia concedeu decisão liminar (provisória) neste sábado (27) para suspender os efeitos judiciais e administrativos que determinaram o ingresso de policiais em universidades públicas e privadas país. O caso ainda será analisado pelo plenário da Corte.

Universidades públicas de ao menos nove estados brasileiros foram alvos de operações autorizadas por juízes eleitorais nesta semana. As ações aconteceram para averiguar denúncias de campanhas político-partidárias que estariam acontecendo dentro das universidades.

No despacho, a ministra também suspendeu os efeitos de decisões que determinaram o recolhimento de documentos, a interrupção de aulas debates ou manifestações de professores e a alunos universitários.

(...) "O processo eleitoral, no Estado democrático, fundamenta-se nos princípios da liberdade de manifestação do pensamento, da liberdade de informação e de ensino e aprendizagem, da liberdade de escolhas políticas (...) Sem liberdade de manifestação, a escolha é inexistente. O que é para ser opção, transforma-se em simulacro de alternativa. O processo eleitoral transforma-se em enquadramento eleitoral, próprio das ditaduras", afirmou a ministra. (...)

registrado em: