Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Lewandowski pode decidir sobre anulações da Lava Jato

Lewandowski pode decidir sobre anulações da Lava Jato

Caso Bendine deixa os lavajateiros em pânico
publicado 17/09/2019
Comments
bessinha (1).jpg

O ministro Ricardo Lewandowski afirmou nesta terça-feira 17 que, se o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) "demorar muito" para julgar o caso da anulação de uma sentença da Lava Jato, ele poderá decidir "sim ou não", individualmente, em relação a pedidos semelhantes.

Em 27 de agosto, a 1ª Turma do STF anulou a condenação de Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, pelo ex-juiz (sic) Sergio Moro na Lava Jato.

Desde aquele dia, Lewandowski recebeu ao menos quatro pedidos parecidos de cancelamento de condenações.

A alegação central é de que os réus, ou seja, os delatados, têm o direito de expor suas alegações finais depois dos delatores, no exercício do direito de defesa.

O relator da Lava Jato no Supremo, ministro Edson Fachin, submeteu o caso ao plenário, mas ainda não há data para julgamento.

Então, disse Lewandowski:

"Se o Supremo, pelo seu plenário, estiver na iminência de examinar essa questão, não há porque eu me antecipar. Há várias questões, mas vai depender do meu convencimento. Se demorar muito, eu vou decidir sim ou não [sobre os pedidos de anulação]", afirmou Lewandowski.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!