Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Itamaraty resolve decretar sigilo sobre lista de convidados da posse de Bolsonaro

Itamaraty resolve decretar sigilo sobre lista de convidados da posse de Bolsonaro

Segredo só virá à tona ao fim do mandato
publicado 14/01/2020
Comments
Untitled-16.jpg

(Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Itamaraty impôs sigilo sobre a lista de convidados do coquetel de posse de Jair Bolsonaro em 1º/I/2019. A confidencialidade foi decretada após um cidadão solicitar, via Lei de Acesso à Informação, os nomes das pessoas chamadas, segundo informações de Bela Megale no Globo online desta terça-feira 14/I.

"O órgão recorrido esclarece que a assinatura do TCI (Termo de Classificação da Informação) ocorreu durante o curso de tramitação do presente processo", diz o documento da Comissão Mista de Reavaliação de Informações.

O pedido foi feito ao Itamaraty em fevereiro e a lista de convidados do coquetel foi classificada como sigilosa em março. E mais: o órgão determinou que o segredo só virá à tona quando o governo Bolsonaro terminar, inclusive em caso de reeleição.

O cidadão também solicitou acesso ao custo total com a posse presidencial de Bolsonaro e com o coquetel realizado no Itamaraty. No primeiro caso, segundo O Globo, "o órgão disse que não tinha como fazer o cálculo porque envolvia vários setores do governo". No segundo, porém, a Comissão decidiu entregar as notas fiscais ao solicitante dez meses depois de realizado o pedido.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!