Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Haddad: descaso de Bolsonaro com o meio ambiente é alarmante!

Haddad: descaso de Bolsonaro com o meio ambiente é alarmante!

Governo levou 41 dias para acionar plano contra manchas de óleo!
publicado 22/10/2019
Comments
Untitled-6.jpg

(Crédito: Governo de Sergipe)

Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo e ex-candidato à Presidência da República pelo PT, expressou nesta terça-feira 22/X sua preocupação com os rumos da política do governo Jair Bolsonaro para o meio ambiente.

"O descaso do governo com o meio ambiente atingiu proporções alarmantes", disse Haddad no Twitter.

Ele comentava a notícia de que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, só acionou formalmente o Plano Nacional de Contingência (PNC) no dia 11 deste mês, 41 dias depois de terem surgido as primeiras manchas de petróleo no Nordeste brasileiro. O PNC é um documento criado em 2013 justamente para lidar com situações de emergência, como a do vazamento de óleo.

Reportagem do Estadão informa que Salles é, por lei, o responsável pelo acionamento do plano, como coordenador do comitê executivo. Ao jornal, em 18 de outubro, Salles disse que o plano foi acionado desde o início de setembro.

No entanto, o mesmo veículo mostrou em 18 de outubro que o comitê executivo foi extinto em meio ao “revogaço” de todos os conselhos feito por Jair Bolsonaro no começo do ano. A área técnica do ministério do Meio Ambiente produziu um parecer reforçando a importância de se restituir a comissão, mas não foi atendida.

Ainda de acordo com a reportagem, o ofício foi encaminhado a 12 ministros, além de Ibama, ICMBio e Agência Nacional do Petróleo (ANP). A medida, porém, foi vista como um ato meramente formal, já que a Marinha estava atuando nas operações.

ofício

Especialistas em meio ambiente, entretanto, apontam que se trata de mais uma evidência de que o próprio governo desconhecia que havia um plano de contingência para lidar com esse tipo de situação.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!