Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Discurso golpista de Bolsonaro provoca reações duras

Discurso golpista de Bolsonaro provoca reações duras

Políticos, autoridades e sociedade civil reagem com indignação às falas do presidente em manifestação
publicado 19/04/2020
Comments
discursogolpista.png

Foto: Folha de S.Paulo

O discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) neste domingo (19/IV) provocou fortes reações no meio político.

Ao falar com apoiadores que pediam o fechamento do Congresso Nacionaldiante do quartel-general do Exército em Brasília, o presidente afirmou que "acabou a época da patifaria" e gritou palavras de ordem como "agora é o povo no poder" e "não queremos negociar nada".

"Nós não queremos negociar nada. Nós queremos ação pelo Brasil", discursou o presidente. "Chega da velha política. Agora é Brasil acima de tudo e Deus acima de todos", completou.

"Todos têm que ser patriotas, acreditar e fazer sua parte para colocar o Brasil no lugar de destaque que ele merece. Acabou a época da patifaria. É agora o povo no poder. Mais que direito, vocês têm a obrigação de lutar pelo país de vocês", disse.

Logo depois, políticos e representantes da sociedade civil também se manifestaram pelo Twitter.

A mesma Constituição que permite que um presidente seja eleito democraticamente têm mecanismos para impedir que ele conduza o país ao esfacelamento da democracia e a um genocídio da população.

— Lula (@LulaOficial) April 19, 2020

O verme, mais uma vez, diz a que veio. Até quando os democratas suportarão tanta provocação, sem nada fazer? O dia do fora já chegou!

— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) April 19, 2020

Para desviar o foco de suas absurdas atitudes quanto ao coronavírus e a sua péssima gestão econômica, Bolsonaro resolve atiçar grupelhos para atacar a Constituição, as instituições e o regime democrático. Bolsonaro não sabe e não quer governar. Só quer poder e confusão

— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) April 19, 2020

O presidente da república atravessou o Rubicão. A sorte da democracia brasileira está lançada, hora dos democratas se unirem, superando dificuldades e divergências, em nome do bem maior chamado LIBERDADE!

— Felipe Santa Cruz (@felipeoabrj) April 19, 2020

De novo Bolsonaro e sua irresponsabilidade. Provoca aglomeração para fazer discurso político e incentivar ilegalidades. Receita perfeita para a tragedia https://t.co/NyMYkVrOp6

— Gleisi Hoffmann (@gleisi) April 19, 2020

Bolsonaro participa (mais uma vez) de ato pedindo fechamento do congresso. Isso é motivo para impeachment. https://t.co/MfP5Dy9TbH

— Renan Santos (@RenanSantosMBL) April 19, 2020

O presidente eleito jurou obedecer à Constituição brasileira. Ao apoiar abertamente movimento golpista, coloca em risco a democracia e desmoraliza o cargo que ocupa. O povo e as instituições brasileiras não aceitarão.

Bruno Araújo - presidente nacional do PSDB

— PSDB (@PSDBoficial) April 19, 2020

Bolsonaro é um mentiroso. O governo dele é o que mais liberou emenda parlamentar na história, distribuiu sim cargos ao centrão, sancionou fundão de R$ 2 bi, juiz de garantias, etc e agora o bonitão aparece em ato com militantes para falar que "não vai negociar". https://t.co/mFLOW0mwa1

— MBL - Movimento Brasil Livre (@MBLivre) April 19, 2020

É assustador ver manifestações pela volta do regime militar, após 30 anos de democracia. Defender a Constituição e as instituições democráticas faz parte do meu papel e do meu dever. Pior do que o grito dos maus é o silêncio dos bons (Martin Luther King).

— Luís Roberto Barroso (@LRobertoBarroso) April 19, 2020

Bolsonaro participou hoje de manifestação em defesa do AI-5 em frente a um quartel. Todos os limites já foram ultrapassados. E sobram razões jurídicas para retirá-lo da presidência: fraude eleitoral, crimes de reponsabilidade e contra a saúde pública. Tem que sair com urgência!

— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) April 19, 2020

Defender a ditadura promove a desordem e é inconstitucional. Só com democracia construiremos um país menos desigual e mais eficiente e afetivo. Neste momento, deveríamos investir nosso tempo em salvar vidas e combater a pandemia e suas consequências.

— Luciano Huck (@LucianoHuck) April 19, 2020

É inadmissível que o Presidente da República discurse em tom de apoio para manifestantes com cartazes que pedem volta da ditadura militar e do AI-5.
O apóstolo da ignorância avança em seu projeto de destruição da democracia.https://t.co/P1XVjVABvc

— Carlos Lupi (@CarlosLupiPDT) April 19, 2020

Inaceitáveis e repugnantes atos que façam apologia à ditadura e que promovam o desrespeito às instituições democráticas, como vimos hoje pelo país. O Brasil não se curvará jamais a esse tipo de ameaça.

— CamiloSantana (@CamiloSantanaCE) April 19, 2020

20 governadores divulgam agora Carta Aberta em defesa da Democracia. Manifestamos também solidariedade aos presidentes da Câmara, @RodrigoMaia, e do Senado, @davialcolumbre, em face de declarações de Bolsonaro. pic.twitter.com/ThWSwL3HsP

— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) April 19, 2020

Lamentável que o Pr adira a manifestações antidemocráticas. É hora de união ao redor da Constituição contra toda ameaça à democracia. Ideal que deve unir civis e militares; ricos e pobres. Juntos pela liberdade e pelo Brasil.

— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) April 19, 2020

Lamentável que o presidente da república apoie um ato antidemocrático, que afronta a democracia e exalta o AI-5. Repudio também os ataques ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal. O Brasil precisa vencer a pandemia e deve preservar sua democracia🇧🇷

— João Doria (@jdoriajr) April 19, 2020

Não vamos tolerar ataques contra a Constituição nem contra as instituições estabelecidas no regime democrático. Defendemos trabalho e equilíbrio por parte de quem foi eleito para governar. Democracia sempre! Não é hora de política partidária. Momento de união para salvar vidas.

— Rui Costa (@costa_rui) April 19, 2020