Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Desmatamento bate recorde com Bolsonaro

Desmatamento bate recorde com Bolsonaro

É o presidente motoserra
publicado 07/05/2020
Comments
DesmatametobaterecordecomBolsonaro1.png

No Globo - No primeiro ano do governo do presidente Jair Bolsonaro, a Amazônia registrou o maior volume de desmatamento causado por garimpo desde que o dado começou a ser computado, em 2015. Relatório elaborado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) obtido com exclusividade pelo GLOBO mostra que, em 2019, os garimpos na região foram responsáveis pelo desmatamento de uma área de 10,5 mil hectares de florestas, um aumento de 23% em relação a 2018, quando foram desmatados 8,5 mil hectares. A área destruída por garimpeiros em 2019 equivale a mais de 10 mil campos de futebol.

"O ano de 2019 bateu o recorde do histórico analisado com 10.557 hectares degradados por essa classe de alteração do uso do solo", diz o documento.

O monitoramento é feito com base em imagens de satélite. Considerando que o satélite capta imagens ao longo de todo o ano, é possível que o desmatamento causado por garimpos seja ainda maior porque, durante pelo menos quatro meses, a formação de nuvens de chuva sobre a floresta impede a captura de imagens de toda a região abrangida pelo satélite.

"Os picos de detecção ocorrem no segundo trimestre do ano, época menos chuvosa, que é o período quando as imagens de satélite apresentam diminuição na cobertura de nuvens", diz outro trecho do relatório.

O documento diz ainda que o fato de haver menos detecção de garimpos durante a época de chuvas não significa diminuição da atividade garimpeira porque, na avaliação dos técnicos do Ibama, o garimpo "é uma atividade que não apresenta entre-safra".

(...)