Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Dell retira anúncios de site bolsonarista que espalha fake news

Dell retira anúncios de site bolsonarista que espalha fake news

"Repudiamos a disseminação de notícias falsas"
publicado 19/05/2020
Comments
Untitled-18.jpg

A Dell declarou nesta terça-feira 19/V que não mais anunciará no site bolsonarista "Jornal da Cidade Online", após ser alertada por um usuário nas redes sociais sobre o histórico de divulgação de fake news por parte do veículo.

Assim que recebemos essa informação, solicitamos a retirada dos anúncios automáticos. Repudiamos qualquer disseminação de notícias falsas.

— Dell no Brasil (@DellnoBrasil) May 19, 2020

Em julho do ano passado, a agência Aos Fatos expôs uma das práticas do site. O Conversa Afiada reproduz a reportagem de Amanda Ribeiro e Luiz Fernando Menezes:

Uma série de indícios aponta que o site bolsonarista Jornal da Cidade Online tem usado perfis falsos em publicações que trazem ataques e desinformação a respeito de políticos, desembargadores e até ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

O site, notabilizado pela difusão de conteúdo enganoso em favor de Jair Bolsonaro nas últimas eleições, tem entre os seus colaboradores Amanda Acosta e Otto Dantas. Ela é apresentada em seus artigos com uma foto modificada digitalmente da escritora Thalita Rebouças; ele com retrato extraído do banco de imagens Shutterstock.

Outro forte indício de identidade falsa é que, nos processos em que foram incluídos como réus, esses dois colaboradores do site nunca foram encontrados pela Justiça para a entrega de notificações. Nem mesmo a advogada que os defende em diversos processos, Camila Rosa, conhece ou sabe o paradeiro de Amanda Acosta e Otto Dantas.

O editor do Jornal da Cidade Online, José Tolentino, disse nesta terça-feira (2) que não conhece pessoalmente os dois colaboradores. Ele afirmou que não costuma conferir as biografias nem a autenticidade das fotos de quem escreve na página, e se recusou a fornecer evidências que pudessem comprovar as identidades de Acosta e Dantas.

E-mails enviados por Aos Fatos aos endereços informados no site também ficaram sem resposta até a publicação desta reportagem. Um deles, com pedido de entrevista, até chegou a ser replicado no dia 28 de junho por Otto Dantas, que disse estar em viagem e requisitou um número de telefone para ligar. Mas, ao ser questionado se a conversa poderia ser por vídeo, ele não respondeu mais.

Por fim, buscas feitas por Aos Fatos em redes sociais, listas telefônicas e textos assinados em outras publicações não geraram resultados que confirmassem a existência dos dois repórteres do Jornal da Cidade Online.