Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Damous à Dra Dodge: mexa-se contra a Globo!

Damous à Dra Dodge: mexa-se contra a Globo!

Por que o MPF não pede aos EUA o que se apurou contra a Globo?
publicado 16/11/2017
Comments
Sem Título-12.jpg

PHA: Eu converso com Wadih Damous, Deputado Federal (PT-RJ). Ele foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-RJ. Deputado, já há base para pedir a cassação da concessão da Rede Globo de Televisão?

Wadih Damous: Olha, Paulo, se eu fosse seguir métodos lavajatianos, eu diria que sim. Embora o delator tenha apresentado o caminho por onde as provas podem ser obtidas. E o Ministério Público Brasileiro eu espero que descruze os braços e aja com a mesma presteza com que age quando há algo delatado contra o PT... Então eu diria para você o seguinte: falta pouco para que nós cheguemos ao momento em que poderemos pedir a cassação da concessão da Rede Globo.

PHA: Os dados obtidos pela Justiça americana podem ser transferidos e servir de prova na Justiça brasileira?

WD: Podem e devem, agora, tem que haver um pedido para isso. O Brasil tem um termo de cooperação com os EUA e basta exercer essa cooperação. Pedir à Justiça americana que transfira essas informações, esses documentos para que aqui se dê início a uma investigação e que, ao final, demonstrando aquilo que está sendo relatado, se possa pedir a cassação da concessão da Rede Globo.

PHA: A Lava Jato já não tem trocado informações no âmbito de um acordo com os EUA de empresas brasileiras com o Ministério Público americano?

WD: Quando é do interesse da Lava Jato, ela investiga e pede as informações em relação às empresas que, por esse ou por aquele motivo, a Lava Jato entende ligadas ao PT, o que não é o caso da Globo. Cabe ao Ministério Público exercer o seu direito constitucional e pedir essa cooperação para que se abra uma investigação.

PHA: Os passos da Justiça brasileira... Digamos que o MP se mexa e que a PF se mexa: quem tem o poder de cassar uma concessão de uma emissora?

WD: O próprio Poder Executivo.

PHA: A cassação da concessão não depende do Congresso, depende de quem dá a concessão?

WD: Depende de quem dá a concessão. Do Poder Executivo.

PHA: Não é possível que o PT ou a sociedade brasileira com alguns congressistas exerçam sobre o MPF algum tipo de ação efetiva que não seja apenas reclamar, para fazer com que o MPF se mexa?

WD: Olha, Paulo... A denúncia é muito grave, porque há um monopólio nas telecomunicações brasileiras. A Dra Raquel Dodge, eu espero que ela abra investigações e exerça esse acordo de cooperação com os EUA para a transferência dessas provas.

PHA: Então eu posso dizer que o Deputado Wadih Damous vai oficiar a Dra Dodge para que ela comece a se mexer, digamos assim?

WD: Isso. Pode.

PHA: A FIFA pode, ela própria, desfazer contratos de exclusividade que a Globo (agora se sabe que de modo ilegal) obteve das Copas de 2026 e 2030?

WD: Demonstrando essa relação, o pagamento de propina, a FIFA pode e deve!