Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Café baiano é o mais importado pelos Estados Unidos

Café baiano é o mais importado pelos Estados Unidos

No primeiro trimestre eles representaram 29% das compras
publicado 24/05/2017
Comments
fdfsfsfsf.jpg

Via Secom/BA:

Café, o pretinho básico que não sai de moda

Dia Nacional é comemorado nesta quarta

Falar sobre a paixão dos brasileiros pelo café é chover no molhado. De norte a sul, de leste a oeste, o pretinho é consumido em grandes quantidades todos os dias e em todos os horários. Sua importância é tão grande que há até um dia dedicado a ele, o 24 de maio, escolhido por um motivo prosaico: é quando começa a colheita em grande parte das regiões cafeeiras nacionais. O grão, que já foi chamado de ouro verde e por muito tempo foi o principal produto da pauta de exportações nacional, teria chegado ao País no século 18, trazido de Portugal ou da Guiana Francesa, a depender de quem conta a história.

Na Bahia, a colheita, por sinal, já começou. Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), João Lopes Araújo, os primeiros frutos da estação começam a ser tirados do pé no sul do estado, onde é produzido o tipo conillon, e no semiárido, dominado pelo arábica. É uma atividade que utiliza mão de obra intensiva. Nada menos do que 300 mil pessoas (aí incluídos trabalhadores informais e temporários) atuam na cadeia produtiva do café em nosso estado. São oito milhões no País inteiro.

"O café é sem dúvida uma paixão nacional e sua cadeia produtiva movimenta diferentes áreas, da fazenda à nossa xícara. O cultivo da terra é o pontapé inicial, onde muitos agricultores familiares tiram o sustento da sua família. Ele cria empregos na indústria e movimenta as exportações", afirma Jaques Wagner, secretário de Desenvolvimento Econômico, e apaixonado pelo café.

No último ano safra, entre julho de 2015 a junho de 2016, o Brasil exportou mais de 35 milhões de sacas para 127 países, gerando uma receita de US$ 5,3 bilhões. Os dados são do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Os EUA lideram o ranking de países que mais importam o café brasileiro, seguido da Alemanha, Itália e Japão.

A Bahia é o quarto produtor nacional de café depois de Minas Gerais, responsável por 50% da produção, Espírito Santo e São Paulo. Nos últimos anos, a região da Chapada Diamantina, tem conquistado paladares apurados com sua produção essencialmente gourmet.

De acordo com o Centro do Comércio de Café da Bahia foram exportados pelo estado 135.741 sacas no ano de 2016. Entre janeiro e março de 2017, foram exportadas 41.296 sacas para 18 países. Os EUA foram os que mais importaram o café baiano neste primeiro trimestre, sendo responsável por 29% da compra. Alemanha, Bélgica, Espanha e Grécia também são grandes consumidores do nosso café.

23.05.2016
Ascom/SDE

registrado em: