Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Bolsonaro quebra o decoro e chama Lula de "cara de nove dedos"

Bolsonaro quebra o decoro e chama Lula de "cara de nove dedos"

Ele espalha mais uma mentira: diz que o PT queria censurar a internet...
publicado 16/12/2019
Comments
Boselfie.jpg

Bolsonaro tira uma "selfie" com crianças na porta do Palácio da Alvorada na sexta-feira, 13/XII (Créditos: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Em mais uma conversa com admiradores na porta do Palácio da Alvorada na tarde deste domingo 15/XII, o presidente Jair Bolsonaro decidiu comentar alguns pontos do chamado "Pacote Anticrime" proposto pelo ministro Sérgio Moro - e aprovado em versão desidratada na Câmara dos Deputados e no Senado.

Mais especificamente, Bolsonaro afirmou que irá vetar os trechos que triplicam a pena para crimes de injúria, calúnia e difamação cometidos através da internet.

E aproveitou para espalhar mais uma fake news:

"Ninguém mais do que eu sou (sic) atacado na internet. Ninguém mais do que eu. Não é por isso que eu vou aqui achar que tem que criminalizar", disse o Jair Messias. "Quem quer, quem sempre quis bloquear a internet de vocês, vocês sabem que foi, né?"

"Foi a Globo!", responde um fã desavisado do outro lado da grade.

Bolsonaro corrige: "Aquele cara de nove dedos aí, queria o controle social da mídia".

Assista:

Reprodução: TV Brasil

O termo "controle social da mídia" foi utilizado pela primeira vez no Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH) de 2009 e propunha a aplicação do artigo 220 da Constituição Federal, que garante a liberdade de expressão e o fim dos monopólios nos meios de comunicação.

Não tem nada a ver com censura: trata-se da democratização da mídia - algo que já existe no Reino Unido, por exemplo, através do Office of Communications.

Ou a Ley de Medios dos Kirchner na Argentina.

Nesse ponto, Bolsonaro toca a música que a Rede Globo quer ouvir...

Em tempo: como o amigo navegante sabe, o governo Bolsonaro é o governo das fake news: inventa mentira em cima de mentira...

Em tempo2: em 2015, a Globo apoiou Eduardo Cunha na eleição para a presidência da Câmara após ele, Cunha, prometer que impediria o avanço de projetos de lei que pudessem atrapalhar o poder da emissora - como, justamente, uma Ley de Medios...

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada:

registrado em: , ,