Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Bancada ruralista vibra com Regina Duarte na Cultura

Bancada ruralista vibra com Regina Duarte na Cultura

Atriz receberá até uma festa de boas-vindas
publicado 22/01/2020
Comments
Untitled-18.jpg

(Divulgação/TV Globo)

A indicação da atriz Regina Duarte para comandar a Secretaria Especial de Cultura deixou a bancada ruralista no Congresso Nacional bastante animada, segundo informações da coluna Radar da revista Veja.

Inclusive, a turma pretende homenagear Duarte nos próximos dias com um comunicado sobre sua nomeação e um evento de boas-vindas.

Enquanto isso, a Secretaria informou que o secretário-adjunto da pasta, José Paulo Soares Martins, foi exonerado. Ele, que estava na Cultura desde 2016, assumiu o comando da secretaria após a demissão de Roberto Alvim (o produtor dos vídeos nazistas).

Status da nomeação

Regina Duarte chegou a Brasília nesta quarta-feira 22/I para se encontrar com Jair Bolsonaro. A reunião poderia ser decisiva para a oficialização de sua ida à Secretaria Especial de Cultura. Mas, segundo ela, o "casamento" não será anunciado hoje. “Hoje não, pera aí. Noivado é noivado. Vamos com tempo”, declarou.

Questionada se a Secretaria pode virar um ministério, Regina preferiu não opinar, mas disse que considera melhor discutir o assunto em outro momento. “Não sei, mas não acho importante falar disso neste momento.”

Como lembra o jornalista Fernando Brito em artigo reproduzido pelo Conversa Afiada, "o serviço público, diz a Constituição, será regido, entre outros princípios, pela formalidade. Portanto, não dá para 'noivar' com um cargo público – muito menos um que, na prática, é quase um Ministério. Ou se é ou não se é. Exercer o comando prático sem exercer o cargo formal é, sob todos os aspectos, irregular do ponto de vista administrativo (...) O servidor que obedecer ordens da 'noivinha', portanto, estará incorrendo em crime".

Clique aqui para ler a íntegra do artigo.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!