Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / A favela cuida da favela!

A favela cuida da favela!

Paraisópolis tem médicos e ambulância próprios
publicado 14/06/2020
Comments
Sem Título-6.jpg

Ambulância contratada por moradores de Paraisópolis para atender a comunidade (Créditos: Gabriela Sá Pessoa/UOL)

Via UOL - "Meu número de telefone acabou se tornando o 192 da comunidade", diz a produtora Renata Alves, 39. Há dois meses, é ela quem recebe as chamadas de emergência em Paraisópolis, favela na zona sul da capital paulista. Ela nasceu lá e conhece todas as vielas.

192 é o número para chamar o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Mas como o Samu não acessa a região, a associação de moradores contratou, por conta própria, equipes médicas e veículos para resgatar pacientes que precisem de atendimento de urgência durante a pandemia do novo coronavírus.

"Já teve dia com 30 atendimentos de ambulância, a maioria de covid-19. Na maioria dos casos, mandam mensagem por WhatsApp, eu falo com o morador, entendo o que está acontecendo e passo para o médico. O médico faz a avaliação e vai até a casa da pessoa", relata Renata.

Esse serviço é parte de um plano de contingência próprio, elaborado pelo G10 das Favelas (bloco que reúne as dez favelas com maior poder econômico do país), para tentar controlar a disseminação do vírus na comunidade e oferecer assistência às famílias.

(...)