Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2015 / 06 / 24 / ​Inépcia do zé provoca rebelião na PF​

​Inépcia do zé provoca rebelião na PF​

Delegados menosprezam autoridade do Ministro e a Presidenta (a mesma que serve para tiro ao alvo)
publicado 24/06/2015
Comments

 




O Conversa Afiada reproduz do GGN trecho de reportagem sobre a possibilidade de os advogados da Odebrecht renunciarem coletivamente, diante da violaçao de seus escritórios pela Policia Federal do .

Do zé ?

Quá, quá quá !



(...)

 

As queixas contra o Ministro



As queixas maiores dos advogados, entretanto, são contra o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

Segundo eles, Cardozo teria permitido um ambiente de total indisciplina na Polícia Federal. Trata-se de uma estrutura hierarquizada, assim como o Ministério Público, a Justiça, Itamarati e o serviço público em geral.

Um dos pilares dessas estruturas é a disciplina.  E a postura dos delegados em relação a Cardozo é de total desprezo. Nas audiências da Lava Jato criticam abertamente ele, a presidente da República, o PT, impedem o avanço de depoimentos que comprometam o PSDB e fazem militância política pelas redes sociais. Qualquer outro poder teria enquadrado o funcionário indisciplinado, dizem os advogados. Mas Cardozo perdeu totalmente as rédeas da PF.

Quando informado dos abusos limitou-se a pedir que os advogados fizessem uma representação que ele abriria uma sindicância. Foi-lhe respondido que outras sindicâncias tinham sido abertas sem chegar ao fim devido à falta de autoridade do Ministro. Até hoje não chegou ao fim a sindicância sobre o vazamento da delação de Alberto Yousseff às vésperas das eleições.

Além disso, por um medo – que os advogados entendem como injustificável – tem sonegado informações à própria defesa da Odebrecht.

Recentemente, os advogados da empresa solicitaram informações sobre os procedimentos adotados pela Lava Jato para obter a cooperação das autoridades da Suíça. A lei de cooperação exige que todos os documentos passem pelo DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional),  do Ministério da Justiça.

Pela natureza das notícias vazadas para a mídia, os advogados entenderam que estariam trazendo documentos. Apresentaram um pedido formal, por petição, para que o Ministério informasse se os procedimentos passaram ou não pelo DRCI. O pedido não foi atendido e, depois que vazou uma audiência com advogados – formalmente solicitada por eles, mas tratada como escândalo pela mídia – acoelhou-se mais ainda e passou a não mais receber os advogados.

As queixas dos advogados é pelo fato de Cardozo ser advogado, ter tradição democrática, entender perfeitamente a natureza dos abusos cometidos mas, mesmo assim, nada fazer.

Para eles, a Lava Jato representou a pá de cal no que restava de autoridade na presidência da República.


Em tempo: a Vara do Moro começou a vazar para o PiG documentos apreendidos pela PF. Entre eles um bilhete de Marcelo Odebrecht  à mulher, com orientações para um pedido de Habeas Corpus. O PiG - http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/roseann-kennedy/2015/06/24/PF-INVESTIGA-BILHETE-QUE-MARCELO-ODEBRECHT-ENVIOU-PARA-ADVOGADOS.htm - já insinua  que documento é prova contra Marcelo. PHA



Leia também:



Por que Moro mantém Vaccari preso?




Conteúdo relacionado
Por que Moro mantém Vaccari preso?