Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2015 / 06 / 03 / Gilmar chama OAB de laranja do PT !!!

Gilmar chama OAB de laranja do PT !!!

"Em qualquer outro país já teria sido impeachado !"
publicado 03/06/2015
Comments

 

 

Como se sabe, o Ministro Gilmar Mendes, que não devolve, acaba de dar a entender que o Genoino recebeu grana do Youssef.​

Como se sabe, Gilmar, a mais exuberante das heranças do Príncipe da Privataria, diz o que quiser, quando quiser, porque o PiG está a seus pés.

Só faltava essa: atacar a OAB mais do que o Joaquim Barbosa acusou os advogados !


Parlamentares do PT condenam destempero verbal e ofensas de Gilmar Mendes à OAB



Parlamentares da bancada do PT uniram-se hoje (3) à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e rechaçaram as ofensas  feitas à entidade pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.  Segundo o deputado Wadih Damous (PT-RJ),  Mendes ‘’extrapolou todos os limites” ao acusar a OAB de ser ‘’laranja do PT” por defender o fim do financiamento empresarial de campanhas eleitorais.

“O ministro desrespeita a Lei Orgânica da Magistratura (Loman) constantemente ao se pronunciar sobre processos que julga; se fosse em outro país, já teria sofrido processo de impeachment’’, disse Damous, ex-presidente da seccional da OAB/ Rio de Janeiro.

Há mais de um ano Gilmar Mendes pediu vistas à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4650  em que o Conselho Federal da OAB pede a proibição do financiamento empresarial de campanhas eleitorais. Ele pediu vistas ao processo no dia 2 de abril de 2014, quando o placar, no STF, já era de 6 a 1 a favor da Adin. Ele não julgou e nem falou porque está com o processo engavetado.

A deputada Margarida Salomão (PT-MG) considerou as ofensas de Gilmar Mendes como “pura grosseria, ultrajantes e um acinte à história’’, já que ignorou o papel histórico da OAB na construção da democracia no Brasil. “Ataques grosseiros geram reações simétricas, então, perguntamos: o ministro Gilmar Mendes é laranja de quem?”

Ambos os parlamentares observaram que o cargo de ministro do STF exige  compostura e austeridade. “Mas o que a sociedade percebe é a absoluta falta de compostura do ministro Gilmar Mendes, é vergonhoso observar tal comportamento de um ministro do STF”, disse Margarida Salomão. “O ministro Mendes desrespeita toda a  sociedade brasileira , ele é useiro e vezeiro em pronunciar-se sobre processos que estão sob sua análise e tem um destempero verbal inaceitável para o cargo que ocupa”, completou Damous.

Wadih Damous observou que Gilmar Mendes , ao ofender a OAB, agiu também de forma ofensiva contra toda a sociedade brasileira, que reconhece o papel da entidade na luta pela democracia e pelos direitos da população.

Para o deputado, Gilmar Mendes age com tanta desenvoltura e desrespeito com a sociedade que até hoje não julgou Adin 4650, em que questiona dispositivos da atual legislação que disciplina o financiamento de partidos políticos e campanhas eleitorais (Leis 9.096/1995 e 9.504/1997).

REAÇÃO -  O presidente nacional da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, reagiu duramente, por intermédio de uma nota, contra as ofensas de Gilmar Mendes. “"Essa afirmação descabida e desrespeitosa não está à altura da liturgia e educação que se aguarda de um dos membros do STF", diz o texto; "Com a declaração o ministro atinge não somente a OAB, mas também os seis ministros do Supremo que votaram a favor da ação que discute o financiamento de empresas nas eleições. Seriam os seis ministros laranjas?’’

O Colégio de Presidentes das Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil também divulgou nota contra Gilmar Mendes . Em nota,  os advogados lamentaram a tentativa de Mendes de ‘’desqualificação de instituições como estratégia para se vencer um debate de argumentos". O texto diz que a ‘’sociedade aguarda do ministro Gilmar Mendes é o seu voto no julgamento que discute o financiamento de empresas nas eleições".