Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2015 / 05 / 06 / Marco Aurélio critica "casuísmo" da PEC da Bengala

Marco Aurélio critica "casuísmo" da PEC da Bengala

Parece a reeleição de FHC
publicado 06/05/2015
Comments

No site Jota:


Marco Aurélio só deixa STF aos 75 anos



Ontem, a Câmara aprovou em turno final a PEC da Bengala, que ampliou de 70 para 75 anos a idade de aposentadoria compulsória dos ministros do STF e dos tribunais superiores.

O prazo adicional fará com que o ministro deixe o STF depois de 31 anos no cargo. “Fico com um sentimento dúbio.  Eu tinha planos para daqui a um ano e meio. Mas eu gosto do que faço. Permanecerei os cinco anos”, afirmou o ministro.

Mesmo beneficiado pela medida, o ministro disse que o mais recomendável seria a PEC ser aplicada apenas para os ministros que fossem nomeados depois da mudança no texto. Isso evitaria acusações de casuísmos.

“O ideal seria isso, como seria com a aprovação da reeleição no governo Fernando Henrique Cardoso”, acrescentou. Em meio ao mandato do presidente FHC, o Congresso aprovou a emenda constitucional que permitia a reeleição e permitiu que o presidente e todos os governadores de estados se candidatassem para mais quatro anos de mandato.

O ministro Marco Aurélio disse esperar agora que o Congresso estenda a mesma regra para todo o serviço público. Seria uma forma, avaliou ele, de contribuir para as contas públicas e reduzir o déficit da previdência.



Leia também:


Bengala: PMDB tenta se livrar da Lava Jato



Como se PC Farias presidisse a Câmara !