Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2015 / 03 / 19 / Mais Médicos: opositor é denunciado por fraude em sistema de Saúde

Mais Médicos: opositor é denunciado por fraude em sistema de Saúde

Luiz Henrique Mandetta (DEM) e outros 25 foram denunciados pelo Ministério Público Federal
publicado 19/03/2015
Comments

 

 

 

Em fevereiro deste ano, o Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul ajuizou duas ações de improbidade administrativa na Justiça Federal de Campo Grande por fraudes na implantação do sistema Gisa (Gestão de Informações em Saúde) pela prefeitura da capital do Estado.

Entre os denunciados, além do ex-prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), está o atual deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM) que, entre 2005 e 2010, foi secretário de Saúde Pública da cidade.

Mandetta se notabilizou ao, junto com o também deputado Ronaldo Caiado (DEM), criticar o programa do Governo Federal Mais Médicos.

No vídeo abaixo, publicado em 2013, Mandetta chama o programa de “eleitoreiro”.

 

 

Opositores ao programa, Mandetta e Caiado chegaram a participar de audiência pública no Supremo Tribunal Federal sobre o Mais Médicos. Na ocasião, Caiado definiu o programa como “marquetagem”.


Acusação:


De acordo com o MPF, as ilegalidades começaram logo na elaboração da licitação para implantar o sistema Gisa. Segundo noticiou o G1, a empresa vencedora teria tido acesso às regras do certame e se adaptou a elas antes da publicação do processo. Cláusulas limitaram a concorrência e direcionaram a licitação para a Telemídia, que assinou o contrato com o município.

Na ação, o Ministério Público pede a condenação de todos os envolvidos, além do ressarcimento aos cofres públicos de R$ 8.166.364, referentes aos prejuízos causados; além de pagar indenização por danos morais.

Ao todo, são 26 acusados.


Mais Médicos


O programa Mais Médicos, que foi lançado em 2013 pelo Governo Dilma e tem como objetivo suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil, atingiu em 2014, segundo pesquisa, a aprovação de 84% da população.

 

Leia a notícia no site do MPF: http://www.prms.mpf.mp.br/servicos/sala-de-imprensa/noticias/2015/02/mpf-ms-nelsinho-mandetta-e-mais-24-respondem-acao-de-improbidade-por-fraude-no-gisa

registrado em: