Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2015 / 02 / 24 / Dirceu: PT vai ter que peitar a PEC da Bengala

Dirceu: PT vai ter que peitar a PEC da Bengala

Quem a ressuscitou foi o Gilmar, que não vota o fim do financiamento de empresas
publicado 24/02/2015
Comments

 


Do Blog do Dirceu:



Desafio do PT: ter força social e formar alianças para enfrentar maioria conservadora



O PMDB assumiu, na prática, a hegemonia e a  liderança da Câmara dos Deputados e do Senado Federal – neste último, de fato já exercia esse papel em sintonia e aliança com o PT no apoio aos governos Lula (2003-2010) e Dilma (2011-2014). Na Câmara com a eleição do deputado  Eduardo Cunha (PMDB-RJ)  para a presidência da Casa formou-se também uma maioria peemedebista que pode se consolidar.

Salta a vista, ainda, o fato de que pela primeira vez desde 2003 o PMDB se uniu em torno de um líder, o deputado Eduardo Cunha. A agenda política do presidente da Câmara, do PMDB e da maioria agora criada está colocada. É conservadora em matéria de comportamento com oposição radical ao aborto e ao chamado casamento gay.

Deve ser, também, conservadora em matéria econômica. Esta maioria, sem deixar de negociar até para atender a demanda das centrais sindicais, deve apoiar a agenda do ministro da Fazenda, Joaquim Levy e do governo com relação ao ajuste fiscal.

Pode apoiar, também, a PEC da Bengala – elevação da idade de aposentadoria de ministros dos tribunais superiores de 70 para 75 anos – e a reforma política com a instituição do Distritão no sistema de voto, o que põe fim às coligações proporcionais e dispensa a cláusula de barreira. É uma maioria que tende a apoiar toda a reforma política nos termos propostos pelo presidente da Câmara e pelo PMDB, dentre outros pontos, com o fim da reeleição, a coincidência geral de eleições e de mandatos.

Instituir o voto facultativo e manter o financiamento privado de campanhas

Também a manutenção do financiamento privado e doações das empresas para campanhas eleitorais e, por fim, o voto facultativo são outras duas propostas defendidas abertamente e com a simpatia de novo da mídia de oposição que vê nelas um caminho para enfraquecer o governo e o PT.

Na agenda política para o país, mais cedo ou mais parte teremos as reformas tributária e da Previdência Social, onde as propostas da equipe econômica do governo seguramente encontraram apoio no PMDB que se credencia para ser o interlocutor dela (equipe econômica), do chamado mercado e dos diferentes interesses empresarias e sociais que buscam o Parlamento e pressionam ou demandam o atendimento de suas agendas e demandas.

Quem quiser ou pretender influenciar essa agenda e formar maiorias, ou oposição a eles, aos que compõem hoje maioria no Parlamento, tem que ter forca social e de mobilização, propostas claras e alianças políticas. Eis o novo desafio do PT.




Em tempo: a PEC da Bengala tem o objetivo de impedir que a Presidenta Dilma nomeie cinco ministros para o Supremo. O que, porém, não é garantia de que ela não nomeie cinco tucanos... - PHA

Em tempo2: como se percebe, a PEC da Bengala é o Golpe Paraguaio em sua versão light ... - PHA