Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2015 / 02 / 11 / Mais Médicos: população aceitou o programa

Mais Médicos: população aceitou o programa

Primeira chamada do Mais Médicos em 2015 preenche 95% das vagas ofertadas
publicado 11/02/2015
Comments

 

 

No Blog do Planalto:



Primeira chamada do Mais Médicos em 2015 preenche 95% das vagas ofertadas





O resultado da primeira chamada de 2015 do Mais Médicos, divulgado hoje (11) registrou um índice de 95% das vagas ofertadas preenchidas por profissionais com CRM brasileiro. O Ministério da Saúde anunciou também que 91% dos municípios que aderiram ao novo edital tiveram a demanda atendida.

Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, os números são surpreendentes e positivos, refletindo o aprimoramento do programa. Este ano foram 1.294 cidades que solicitaram profissionais e desse total 1.181 conseguiram atrair profissionais para suprir 100% das vagas disponíveis, o equivalente a 91% dos municípios inscritos. A expectativa é atender 63 milhões de pessoas neste novo ciclo.

“Hoje o programa é uma realidade. O tensionamento que se estabeleceu em torno dele já não tem mais a mesma dimensão e é um programa que goza de enorme credibilidade junto à população, entre os gestores municipais e estaduais e entre os próprios médicos”, avalia Chioro.

O ministro destacou também que entre os 3.936 profissionais selecionados na primeira chamada, 59% optaram pelo benefício da pontuação extra de 10% nas provas de residência médica.

 

“Isso é um indicativo, mas nós também temos que considerar que 41% dos médicos com CRM brasileiro escolheram ir para o Mais Médicos, ir para a atenção básica em municípios muito pobres, nas periferias de grandes cidades, em regiões de muito difícil acesso, mas é onde o povo brasileiro mais precisa de médicos com vontade de atender bem, com qualidade, à população brasileira”, garante.

Com a ocupação das 4.146 vagas apontadas pelos municípios no novo edital, o governo federal garantirá em 2015 a permanência de 18.247 médicos nas unidades básicas de saúde de todo o país, levando assistência para cerca de 63 milhões de pessoas. Serão 4.058 municípios beneficiados, 72,8% de todas as cidades do Brasil, além dos 34 distritos indígenas. Até 2014, 14.462 médicos atuavam em 3.785 municípios, beneficiando 50 milhões de brasileiros.

Os médicos selecionados nessa primeira chamada têm até o dia 20 para formalizar a adesão ao programa. Quem não cumprir esta etapa irá perder a vaga, que voltará a ser ofertada em uma nova chamada prevista para os dias 23 e 24 de fevereiro. A terceira chamada está prevista para os dias 17 e 18 de março. Só a partir dessa etapa é que serão oferecidas vagas para médicos com diploma expedido no exterior e posteriormente para médicos estrangeiros.

Veja apresentação com dados da primeira chamada






Leia também:


Mais Médicos zera mortalidade infantil no Piauí






registrado em: